Escolarização de Crianças Autistas: Estado da Arte

  • Iadson Guilherme Rueda Ramos Pedagogo
  • Luiz Fernando Espana Vieira SEDUC
  • Rafael Arcanjo Fidelis Estácio
  • Fábio Alexandre Leal dos Santos IFMT

Resumo


Um número crescente de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) está ingressando em escolas regulares e universidades. Embora a literatura destaque dificuldades de aprendizagem e baixo desempenho acadêmico entre esses alunos, há uma lacuna nos estudos sobre o alto desempenho. Este trabalho analisa ações de inclusão para alunos com TEA no processo escolar, com base em literatura brasileira. Recentes avanços e estratégias de ensino adaptadas nos sistemas educacionais aumentam a chance de superar essa lacuna entre pesquisa e prática, promovendo uma educação adequada e inclusiva para alunos com autismo.
Palavras-chave: Escolarização, transtorno do espectro autista, professor

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Publicado
11/11/2024
RAMOS, Iadson Guilherme Rueda; VIEIRA, Luiz Fernando Espana; FIDELIS, Rafael Arcanjo; SANTOS, Fábio Alexandre Leal dos. Escolarização de Crianças Autistas: Estado da Arte. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 724-733. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32727.