Sentidos de Itinerários Formativos: Reflexões sobre a Política Curricular em Mato Grosso

  • Taysa Paganotto Lemes UFMT
  • Kerzi Samary de Oliveira Custodio Hartmann UFMT
  • Patrícia Groschank Carolo Nascimento UFMT
  • Geniana dos Santos UFMT

Resumo


A pesquisa tematiza as políticas relacionadas à reforma de Ensino Médio no contexto de Mato Grosso1 com o foco nos itinerários formativos. São ancoradas na perspectiva discursiva de currículo (Lopes e Macedo, 2011); Lopes (2012); Lopes (2019); e na discussão de Stephen J. Ball (2005; 2010); sobre as políticas educacionais. Como resultados, as discussões problematizam as escolhas dos estudantes frente à flexibilização curricular proposta. Além disso, destacamos a parceria público/privado nas escolas vocacionadas e na política de Mais Inglês.
Palavras-chave: Ensino Médio, Itinerários Formativos, Flexibilização Curricular

Referências

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Publicado
11/11/2024
LEMES, Taysa Paganotto; HARTMANN, Kerzi Samary de Oliveira Custodio; NASCIMENTO, Patrícia Groschank Carolo; SANTOS, Geniana dos. Sentidos de Itinerários Formativos: Reflexões sobre a Política Curricular em Mato Grosso. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 829-838. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32738.