Sentidos de Itinerários Formativos: Reflexões sobre a Política Curricular em Mato Grosso
Resumo
A pesquisa tematiza as políticas relacionadas à reforma de Ensino Médio no contexto de Mato Grosso1 com o foco nos itinerários formativos. São ancoradas na perspectiva discursiva de currículo (Lopes e Macedo, 2011); Lopes (2012); Lopes (2019); e na discussão de Stephen J. Ball (2005; 2010); sobre as políticas educacionais. Como resultados, as discussões problematizam as escolhas dos estudantes frente à flexibilização curricular proposta. Além disso, destacamos a parceria público/privado nas escolas vocacionadas e na política de Mais Inglês.
Palavras-chave:
Ensino Médio, Itinerários Formativos, Flexibilização Curricular
Referências
BALL, Stephen J.Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade Revista Portuguesa de Educação, vol. 15, núm. 2, 2002, pp. 3-23 Disponível em [link] Acesso em Acesso em: 05 de junho de 2024
BALL, Stephen J. Performatividade e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 37-55, 2010.
BALL, Stephen John.; MAGUIRE, Meg.; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Trad. Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. 230 p.
BIESTA, Gert. Boa Educação na Era da Mensuração. Tradução Teresa Dias Carneiro. Cadernos de Pesquisa, V. 42, nº147, p. 808-825. Disponível em Vista do Boa educação na era da mensuração (fcc.org.br) Acesso em: 05 de junho de 2024. BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Disponível em: [link]. Acesso em 28/03/2024.
BRASIL, MEC. Resolução CNE/CEB 03/2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Publicada DOU, Brasília, 22/11/2018. Disponível em: [link]. Acesso em 01 abr. 2024.
GOODSON, Ivor. construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2008.
LACLAU, E. Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
LACLAU, Ernesto. A razão populista. Tradução: Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Alice Casimiro. Democracia nas políticas de Currículo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 147, p. 700-715, set./dez. 2012. DOI: 10.1590/S0100-15742012000300003
MOTA, Érico R. L. C.; CASAGRANDE, A. L.; ALONSO, K. M. Política educacional para o Ensino Médio: O Projeto “Escola Plena” no contexto Mato-Grossense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2273–2293, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.16728. Disponível em: [link]
PEREIRA, Thaiane; STANTON, Sarah. Aprendizado de inglês no Brasil. Disponível em: [link]. Acesso em: 20, julho, 2023.
POPKEWITZ, Thomas S. Números em grade de inteligibilidade: dando sentido à verdade educacional. In: TURA, Maria de Lourdes Rangel; GARCIA, Maria Manuela Alves (org.). Currículo, políticas e ação docente. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013. p. 19-50.
BALL, Stephen J. Performatividade e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 37-55, 2010.
BALL, Stephen John.; MAGUIRE, Meg.; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Trad. Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. 230 p.
BIESTA, Gert. Boa Educação na Era da Mensuração. Tradução Teresa Dias Carneiro. Cadernos de Pesquisa, V. 42, nº147, p. 808-825. Disponível em Vista do Boa educação na era da mensuração (fcc.org.br) Acesso em: 05 de junho de 2024. BRASIL, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Disponível em: [link]. Acesso em 28/03/2024.
BRASIL, MEC. Resolução CNE/CEB 03/2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Publicada DOU, Brasília, 22/11/2018. Disponível em: [link]. Acesso em 01 abr. 2024.
GOODSON, Ivor. construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2008.
LACLAU, E. Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
LACLAU, Ernesto. A razão populista. Tradução: Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Alice Casimiro. Democracia nas políticas de Currículo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 147, p. 700-715, set./dez. 2012. DOI: 10.1590/S0100-15742012000300003
MOTA, Érico R. L. C.; CASAGRANDE, A. L.; ALONSO, K. M. Política educacional para o Ensino Médio: O Projeto “Escola Plena” no contexto Mato-Grossense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2273–2293, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.16728. Disponível em: [link]
PEREIRA, Thaiane; STANTON, Sarah. Aprendizado de inglês no Brasil. Disponível em: [link]. Acesso em: 20, julho, 2023.
POPKEWITZ, Thomas S. Números em grade de inteligibilidade: dando sentido à verdade educacional. In: TURA, Maria de Lourdes Rangel; GARCIA, Maria Manuela Alves (org.). Currículo, políticas e ação docente. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013. p. 19-50.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
LEMES, Taysa Paganotto; HARTMANN, Kerzi Samary de Oliveira Custodio; NASCIMENTO, Patrícia Groschank Carolo; SANTOS, Geniana dos.
Sentidos de Itinerários Formativos: Reflexões sobre a Política Curricular em Mato Grosso. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 829-838.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32738.