Professor de Enfermagem: Agentes de Mudança na Formação Profissional
Resumo
Esta pesquisa objetiva analisar os desafios, necessidades formativas e estratégias para o desenvolvimento profissional de professores de enfermagem na educação superior. Utilizando uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, foram analisados nove artigos, cujos resultados foram organizados em três eixos: formação docente, competências tecnológicas e práticas pedagógicas. A revisão evidenciou a importância da formação continuada, tanto técnica quanto pedagógica, e destacou temas como a renovação da formação, impacto das políticas educacionais e desafios na implementação de tecnologias inclusivas. Investir na interação entre tecnologia e educação permitirá a aplicação mais efetiva dos métodos propostos e avanços educacionais.
Referências
CUNHA, Maria Isabel da. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, v. 41, n. 1, p. 6–11, 2018. DOI: 10.15448/1981-2582.2018.1.29725. Disponível em: [link] Acesso em: 21 set. 2024.
DOMINGUES, João Paulo Espindola; et. al. A Formação Acadêmica do Professor Universitário: uma Breve Crítica aos Programas de Formação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 5, p. 650–654, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n5p650-654. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 set. 2024.
ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Linhas Críticas. Brasília, v. 14, n. 26, p. 25-42, jan./jun. 2008. Disponível em: [link]. Acesso em 21 set. 2024
LOURA, David.; et. al. Aprendizagem em projetos de pesquisa durante a graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Novas Tendências na Investigação Qualitativa, Oliveira de Azeméis, Portugal, v. 293–304, 2020. DOI: 10.36367/ntqr.3.2020.293-304. Disponível em: [link]. Acesso em: 3 set. 2024.
MAZUR, Silvane Marcela; GIORDANI, Annecy Tojeiro; COELHO NETO, João. Repensar a Formação de Professores de Enfermagem: uma Perspectiva a Partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 20, n. 1, p. 28–36, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n1p28-36. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 set. 2024.
MENEZES, Lilian Cristina Fonseca; OLIVEIRA, Rayane Rodrigues Góes de; SEDANO, Luciana. A Nova BNCC e a Organização por Áreas do Conhecimento: Desafios ao Desenvolvimento Profissional do(a) Coordenador(a) Pedagógico(a). Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 24, n. 2, p. 251–259, 2023. DOI: 10.17921/2447-8733.2023v24n2p251-259. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 set. 2024.
MÜLLER, Ana Paula Krein; QUARTIERI, Marli Teresinha. Estudos Sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, , v. 14, n. 1, p. 42–49, 2021. DOI: 10.17921/2176-5634.2021v14n1p42-49. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 set. 2024.
PERIPOLLI, Patrícia Zanon; BARIN, Cláudia Smaniotto. O Desenvolvimento de Competências Digitais na Educação Profissional: Relato de uma Experiência. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 15, n. 1, p. 47–54, 2022. DOI: 10.17921/2176-5634.2022v15n1p47-54. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 set. 2024.
PRADO, Danielle Nunes Martins do; VITALIANO, Celia Regina; SANCHES, Isabel Rodrigues. A Prática do Professor de Apoio na Escola Inclusiva: Sugestões para Aprimoramento. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 4, p. 467–474, 2021. DOI: 10.17921/2447-8733.2021v22n4p467-474. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 set. 2024.
SANTOS, Lázaro Araújo; CORDEIRO, Rogério Soares; BOCCARDO, Lilian. Refletindo sobre a docência no ensino superior a partir de uma disciplina na pós-graduação: um relato de experiência. Revista Macambira, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1–11, 2022. DOI: 10.35642/rm.v6i1.717. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 set. 2024.