Formação Continuada de Professoras/es da Escola do Campo: Reflexões, Contradições e Enfrentamentos

  • Luciane Rocha Ferreira Pielke UFMT

Resumo


A formação continuada de professoras/es é uma necessidade legítima frente à realidade de profundas transformações da sociedade conectada. Assim, proponho olhar para esse fenômeno formativo a partir dos pressupostos teóricos da disciplina Educação do Campo e Diversidade, do Curso de Pós-Graduação em Educação no/do Campo: Oralidade, Escrita e Literatura na Infância. O objetivo é refletir sobre dimensões fundamentais que carecem ser revisitadas, ressignificadas e ampliadas. Temáticas em destaque: Contexto e sujeitos campesinos; Política pública da Educação do Campo; Práticas pedagógicas. As reflexões denunciam a distância entre mundos da legalidade e da realidade, mas também anunciam práticas de resistência e superação.

Palavras-chave: Educação do Campo, Formação continuada, Prática pedagógica

Referências

ADAMS, Telmo; PIELKE, Luciane Rocha Ferreira. Paulo Freire e a Educação Popular: Elementos de (Des)Colonialidade na experiência do CFES/Sul In: Cadernos CIMEAC -v. 10, n. 1, 2020. Uberaba/MG: UFTM, 2020.

CALDART, Roseli Salete; PALUDO, Conceição; DOLL, Johannes (Org.). Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, adultos, jovens, crianças e educadores. Brasília, PRONERA: NEAD, 2006. p. 75-98; 113-140.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Inédito-viável In: STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J.J. (Org). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2010. p. 223-226.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e pratica da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.

MOLINA, Mônica Castagna; FREITAS, Helana Célia de Abreu. Avanços e Desafios na construção da Educação do Campo In: Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 17-31, abr. 2011.

MUNARIM, Antonio; LOCKS, Geraldo Augusto. Educação do Campo: Contexto e Desafios desta Política Pública In: Olhar de professor, Ponta Grossa, 15(1): 77-89, 2012.

OSOWSKI, Cecília Irene. Situações Limite In: STRECK, Danilo. (Org). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2008.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina In: LANDER, E. (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO, 2005. 107-126.

SACHS, Línlya. Currículo de matemática na educação do campo: panoramas e zoons In: Zetetiké, Campinas, SP, v.26, n.2, mai./ago., 2018, p. 404-422.
Publicado
11/11/2024
PIELKE, Luciane Rocha Ferreira. Formação Continuada de Professoras/es da Escola do Campo: Reflexões, Contradições e Enfrentamentos. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1162-1171. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32774.