Histórias em Quadrinhos no Ensino Fundamental: Potencializando a Aprendizagem Através de Tirinhas

  • Jessica Reis Borges UFMT
  • Lírian Daniela Martini UFMT

Resumo


O presente trabalho aborda uma experiência prático-acadêmica desenvolvida durante as atividades obrigatórias do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa em uma escola pública mato-grossense. Optou-se pela temática Histórias em Quadrinhos, especificamente com foco no gênero tirinha, porque estas são compostas de recursos imagéticos que despertam a atenção dos alunos, tais como: desenhos coloridos, balões, personagens normalmente já conhecidos e metáforas visuais. Além das imagens chamativas, a linguagem popular e recursos linguísticos como onomatopeias e “tratamento plástico” conferido às palavras servem para criar um ambiente divertido no texto, de modo a colaborar com um espaço lúdico de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Quadrinhos, Estágio supervisionado, Escola

Referências

FEIJÓ, Mário. Quadrinhos em ação: um século de história. São Paulo: Moderna, 1997.

GOMES, Nataniel dos Santos. Angelo Agostini e a Imprensa Ilustrada: As Aventuras de Nhô-Quim e Zé Caipora (1869-1883), 2022. Disponível em: [link]. Acesso em 26 set. 2024.

HATA, Jorge. O Início das Histórias em Quadrinhos, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em 26 set. 2024.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995. XAVIER, Glayci Kelli Reis da Silva. Histórias em quadrinhos: panorama histórico, características e verbo-visualidade. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, v. 10, p. 1-19, 2017.
Publicado
11/11/2024
BORGES, Jessica Reis; MARTINI, Lírian Daniela. Histórias em Quadrinhos no Ensino Fundamental: Potencializando a Aprendizagem Através de Tirinhas. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1182-1189. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32776.