Avaliação de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Professor: Estudo Baseado em Dissertações
Resumo
Estudos recentes evidenciam aumento na população de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este trabalho analisou a produção de dissertações com temáticas relacionadas às crianças com TEA. Foram analisadas 32 dissertações publicadas entre 2019 e 2023. Os resultados apontaram: a) em 2023 houve maior número de publicação; b) estudos defendidos em instituições públicas; c) predomínio de metodologia qualitativas; d) os participantes na maioria foi professor, seguida da categoria outros, como pais, equipes pedagógicas e juízes; e) questionários e entrevistas foi o instrumental mais utilizado. Observa-se a necessidade de outros estudos que aprofundem a análise quanto aos resultados encontrados.
Referências
BANDEIRA, G. Canal Autismo. Retratos do autismo no Brasil em 2023. 2023. Disponível em: [link]
BRASIL. 2015, Lei n. 13.146, de. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: [link] acesso em: 29 de setembro de 2024.
BRASIL. 2012, Lei n. 12.764, Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: [link] Acesso em: 29 de setembro de 2024.
BRASIL. 2020, Decreto n.10.502, institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Disponível em: [link] acesso em: 29 de setembro de 2024.
CAMARGO, SÍGLIA PIMENTEL HÖHER et al. Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto inclusivo: diretrizes para formação continuada na perspectiva dos professores. Educação em revista, v. 36, p. e214220, 2020.
DA SILVA, Raissa Maria Aragão. Contribuições da formação continuada de professores frente ao transtorno do espectro autista. Revista diálogos e perspectivas em educação especial, v. 8, n. 1, p. 71-82, 2021.
FAVORETTO, N. C.; N. C.; LAMÔNICA, D. A. C. Conhecimentos e necessidades dos professores em relação aos transtornos do espectro autístico. Rev. Bras. Educ. Espec. 20(1), 2014. DOI: 10.1590/S1413-65382014000100008
JESUS, G. R.; RÊGO, R. M. L.; SOUZA, V. V. A questão da validade na avaliação educacional brasileira. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ. 30, 114, 2022. DOI: 10.1590/S0104-40362022003002362
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 17, p. 41-58, 2011
NETO, F. E. P.; LOPES, J. M. R.; NUNES, J. B. C.; FERREIRA FILHO, L. N. A expansão da pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 49, e263111, 2023. DOI: 10.1590/S1678-4634202349263111por
RESTE, C. D. O potencial da entrevista em contexto educativo: uma experiência investigativa. Educ. Rev. 31, 4, 2015. DOI: 10.1590/0102-4698138927
WEIZENMANN, L. S.; PEZZI, F. A. S.; ZANON, R. B. Inclusão escolar e autismo: sentimentos e práticas docentes. Psicol. Esc. Educ. 24, 2020. DOI: 10.1590/2175-35392020217841