Avaliação de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Professor: Estudo Baseado em Dissertações

  • Dinalva Dias da Silva UFMT
  • Tatiane Lebre Dias UFMT

Resumo


Estudos recentes evidenciam aumento na população de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este trabalho analisou a produção de dissertações com temáticas relacionadas às crianças com TEA. Foram analisadas 32 dissertações publicadas entre 2019 e 2023. Os resultados apontaram: a) em 2023 houve maior número de publicação; b) estudos defendidos em instituições públicas; c) predomínio de metodologia qualitativas; d) os participantes na maioria foi professor, seguida da categoria outros, como pais, equipes pedagógicas e juízes; e) questionários e entrevistas foi o instrumental mais utilizado. Observa-se a necessidade de outros estudos que aprofundem a análise quanto aos resultados encontrados.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Professor, Criança

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Publicado
11/11/2024
SILVA, Dinalva Dias da; DIAS, Tatiane Lebre. Avaliação de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Professor: Estudo Baseado em Dissertações. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1382-1391. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32797.