Estado de Conhecimento sobre Dificuldades de Aprendizagem em Matemática: uma Análise de Teses e Dissertações Brasileiras no Período de 2006 a 2023
Resumo
Este estudo bibliográfico mapeia pesquisas produzidas sobre dificuldades de aprendizagem em Matemática: diagnóstico e encaminhamento nos anos iniciais no Ensino Fundamental. Metodologicamente, adota uma abordagem qualitativa interpretativa na perspectiva do estado do conhecimento, sistematizada em referenciais teóricos sobre o tema. A revisão abrange produções do site BDTD e Capes (2006/2023). Identificamos apenas seis estudos relevantes, indicando que as pesquisas sobre o tema ainda são mínimas. Conclui-se que as produções encontradas, pelos critérios, apresentam investigações que contribuem para aprofundamento sobre as dificuldades de aprendizagem em Matemática, porém, há poucos estudos que abordam o diagnóstico e encaminhamento para o Laboratório de Aprendizagem.
Palavras-chave:
Dificuldades de aprendizagem em Matemática, Diagnóstico e encaminhamento, Anos Iniciais
Referências
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.
COUTO, B. O professor articulador e o atendimento dos alunos em situação de dificuldade de aprendizagem matemática em escolas Estaduais de Cuiabá - MT. 2016, 167f.Orientadora: Marta Maria Pontin Darsie. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2016.
DARSIE, M. M. P. A Reflexão Distanciada na Construção dos Conhecimentos Profissionais do professor em curso de Formação Inicial. Tese de Doutorado. USP. São Paulo, 1998.
GARCIA, J. N. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
GARCÍA SÁNCHEZ, Jesús-Nicasio. Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica; tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MENDES, I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em: [link]. Acesso em 08 set. 2024.
NACARATO, A. M. A Formação Matemática das Professoras das Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 37, p. 905-930, 2010.
SANTOS, M. P. Dificuldades de aprendizagem na escola: um tratamento psicopedagógico. Rio de Janeiro: Wal Editora, 2012.
SILVA, J. A. F. Refletindo sobre as dificuldades de aprendizagem na Matemática: algumas considerações. 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 set 2024.
COUTO, B. O professor articulador e o atendimento dos alunos em situação de dificuldade de aprendizagem matemática em escolas Estaduais de Cuiabá - MT. 2016, 167f.Orientadora: Marta Maria Pontin Darsie. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2016.
DARSIE, M. M. P. A Reflexão Distanciada na Construção dos Conhecimentos Profissionais do professor em curso de Formação Inicial. Tese de Doutorado. USP. São Paulo, 1998.
GARCIA, J. N. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
GARCÍA SÁNCHEZ, Jesús-Nicasio. Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica; tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MENDES, I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em: [link]. Acesso em 08 set. 2024.
NACARATO, A. M. A Formação Matemática das Professoras das Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 37, p. 905-930, 2010.
SANTOS, M. P. Dificuldades de aprendizagem na escola: um tratamento psicopedagógico. Rio de Janeiro: Wal Editora, 2012.
SILVA, J. A. F. Refletindo sobre as dificuldades de aprendizagem na Matemática: algumas considerações. 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 set 2024.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
SILVA, Renata Aparecida da; DARSIE, Marta Maria Pontin.
Estado de Conhecimento sobre Dificuldades de Aprendizagem em Matemática: uma Análise de Teses e Dissertações Brasileiras no Período de 2006 a 2023. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1497-1506.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32809.