Estado do Conhecimento: Necessidades Formativas de Professores de Língua Inglesa sobre a Formação Continuada 2019-2024
Resumo
Apresenta-se um mapeamento de teses e dissertações realizadas em bancos de dados, entre 2019 e 2024, sobre necessidades formativas de professores de língua inglesa. As questões que orientaram este estudo foram: Qual o volume de pesquisas sobre formação continuada de professores, focando necessidades formativas de professores de língua inglesa? Há pesquisas autobiográficas sobre essa temática? As abordagens quantitativa e qualitativa foi escolhida para análise dos dados. Espera-se que os resultados contribuam com a pesquisa de mestrado, em andamento, que tem como objeto de estudos a formação continuada de professores de Língua Inglesa, da rede estadual de Rondonópolis-MT.
Palavras-chave:
Formação continuada, Professores de Língua Inglesa, Necessidades Formativas
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 45, p. 66-71, 1983.
BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Disponível em: [link]. Acesso em: 16 set. 2024.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC). Banco de Dissertações e Teses. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 set. 2024.
ESTRELA, Maria Teresa; MADUREIRA, Isabel; LEITE, Teresa. Processos de identificação de necessidades: uma reflexão, Revista de Educação, Lisboa, v. VIII, p. 29-48, jan. 1999.
GATTI, B. A. (2019). Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Brasileira de Educação, 24, e240002. DOI: 10.1590/S1413-24782019240002
LIMA, Emília Freitas de. Análise de necessidades formativas de docentes ingressantes numa universidade pública, Rev. Bras. Estud. Pedagog. (online), Brasília, v. 96, n. 243, p. 343-358, maio/ago. 2015.
GIMENEZ, T. (Org.). Ensinando e aprendendo inglês na universidade: Formação de professores em tempos de mudança. Londrina: ABRAPUI, 2003.
LIBÂNEO, J. C. Formação de professores: fundamentos e práticas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MATO GROSSO. Secretaria de Educação e Cultura.
MOROSINI, M. C., & Fernandes, C. M. B. (2020). Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação em Revista, 36, e221573. DOI: 10.1590/0102-4698221573
NÓVOA. A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA. A.(org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações dom Quixote,1992.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, p. 33-43, 2010.
SANTOS FILHO, José C. dos. Pesquisa Quantitativa versus Pesquisa Qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, José C. dos; GAMBOA, Silvio S. (Org.). Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SOUSA, S. N.; ROCHA, S. A. da; OLIVEIRA, M. A. L. de; FRANCO, M. J. do N. Necessidades formativas de professores iniciantes na educação básica: concepções e revisão de literatura. Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-20, e4175116, jan./dez. 2020. DOI: 10.14244/198271994175
THERRIEN; Silvia M. N.; THERRIEN, Jackes. Trabalhos Científicos e o Trabalho da Questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos de Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, jul.-dez 2004.
BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). Disponível em: [link]. Acesso em: 16 set. 2024.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC). Banco de Dissertações e Teses. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 set. 2024.
ESTRELA, Maria Teresa; MADUREIRA, Isabel; LEITE, Teresa. Processos de identificação de necessidades: uma reflexão, Revista de Educação, Lisboa, v. VIII, p. 29-48, jan. 1999.
GATTI, B. A. (2019). Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Brasileira de Educação, 24, e240002. DOI: 10.1590/S1413-24782019240002
LIMA, Emília Freitas de. Análise de necessidades formativas de docentes ingressantes numa universidade pública, Rev. Bras. Estud. Pedagog. (online), Brasília, v. 96, n. 243, p. 343-358, maio/ago. 2015.
GIMENEZ, T. (Org.). Ensinando e aprendendo inglês na universidade: Formação de professores em tempos de mudança. Londrina: ABRAPUI, 2003.
LIBÂNEO, J. C. Formação de professores: fundamentos e práticas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MATO GROSSO. Secretaria de Educação e Cultura.
MOROSINI, M. C., & Fernandes, C. M. B. (2020). Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação em Revista, 36, e221573. DOI: 10.1590/0102-4698221573
NÓVOA. A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA. A.(org). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações dom Quixote,1992.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 45, p. 33-43, 2010.
SANTOS FILHO, José C. dos. Pesquisa Quantitativa versus Pesquisa Qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, José C. dos; GAMBOA, Silvio S. (Org.). Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SOUSA, S. N.; ROCHA, S. A. da; OLIVEIRA, M. A. L. de; FRANCO, M. J. do N. Necessidades formativas de professores iniciantes na educação básica: concepções e revisão de literatura. Dossiê Formação e inserção profissional de professores iniciantes: conceitos e práticas. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-20, e4175116, jan./dez. 2020. DOI: 10.14244/198271994175
THERRIEN; Silvia M. N.; THERRIEN, Jackes. Trabalhos Científicos e o Trabalho da Questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos de Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, jul.-dez 2004.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
LIMA, Elisângela dos Santos Ribeiro; MARTINS, Rosana Maria.
Estado do Conhecimento: Necessidades Formativas de Professores de Língua Inglesa sobre a Formação Continuada 2019-2024. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1641-1650.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32823.