Práticas Contra Coloniais na Formação de Professoras e Professores: o Estágio de Docência na Educação Superior
Resumo
Apresentamos reflexões sobre o estágio de docência na Educação Superior desenvolvido na UNEMAT campus de Juara, no curso de Licenciatura em Pedagogia. Enquanto uma exigência da CAPES para bolsistas, o estágio integra também o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) em nível de Doutorado cursado pela primeira autora. As disciplinas envolvidas são: Conteúdos e Metodologias das Artes para o início da Escolarização e Metodologia Científica. Esta experiência aponta para a importância das reflexões coletivas e contra-coloniais no contexto do estágio que considere outras lógicas e pedagogias fundamentadas em princípios éticos e estéticos interculturais.
Palavras-chave:
Estágio de docência, Contra-colonialidade, Formação de Professores, Educação Superior
Referências
BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL, Presidência da República. Lei nº 10.639, 09 de janeiro de 2003. Inclui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da rede de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003, seção 1.
BRASIL. Presidência da República. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, 2016.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, nº11. Brasília, maio - agosto de 2013, pp. 89-117.
CLANDININ, J. Connelly, F. M., Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. Ed. Rev. Trad. Grupo GPNEP – Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CUSICANQUI, Silvia Rivera. Un mundo ch’ixi es posible. Ensayos desde un presente en crisis. 1a ed. - Ciudad Autónoma. de Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.
DEWEY, J. Experiência e educação. Trad. Anísio Teixeira. 2 ed. São Paulo: ed. Nacional, 1976.
FARIAS, Marcela Clarissa Damasceno Rangel de. A docência em fios: alinhavos sobre o profissionalismo docente na trama da BNCC. Dissertação (Mestrado). Universidade do Vale do Rio Sinos. Programa de Pós-graduação em Educação. São Leopoldo, 2020. 213 f.
FERRAROTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, Antônio.
FINGER, Mathias. (Orgs). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1987.
LONGHINI, Geni Daniela Núñez. Nhande ayvu é da cor da terra: perspectivas indígenas guarani sobre etnogenocídio, raça, etnia e branquitude. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2022.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo / revista de ciências da educação · n.º 8 · jan/abr 09 MATO GROSSO. Universidade do Estado de Mato Grosso. Projeto Político Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de Educação, Campus de Juara, 2024.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e EducaçãoPENESB-RJ, 05/11/03.
PEREIRA, Aline Luquini. PAIXÃO, Jairo Antônio da. Estágio de docência: caminhos formativos para a educação superior na perspectiva de estudantes de pós-graduação. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, 27: e225341, 2022.
RESOLUÇÃO. CONSEPE nº 076, de 23 de agosto de 1999 que institui e regulamenta o Estágio de Docência na Graduação, para os Discentes dos Cursos de Pós-Graduação “Stricto Sensu”, da Universidade Federal de Mato Grosso.
SANTOS, Antônio Bispo dos. COLONIZAÇÃO, QUILOMBOS: modos e significados. INCT, UnB, Brasília-DF: 2015.
SANT’ANA, Daniela Alves Braga. Alianças multifacetadas: colonização de Juara – Mato Grosso- discursos, práticas culturais e memórias (1971-2008). Dissertação (mestrado).
Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, 2009.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociale: Buenos Aires, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BRASIL, Presidência da República. Lei nº 10.639, 09 de janeiro de 2003. Inclui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da rede de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003, seção 1.
BRASIL. Presidência da República. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, 2016.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, nº11. Brasília, maio - agosto de 2013, pp. 89-117.
CLANDININ, J. Connelly, F. M., Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. Ed. Rev. Trad. Grupo GPNEP – Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CUSICANQUI, Silvia Rivera. Un mundo ch’ixi es posible. Ensayos desde un presente en crisis. 1a ed. - Ciudad Autónoma. de Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.
DEWEY, J. Experiência e educação. Trad. Anísio Teixeira. 2 ed. São Paulo: ed. Nacional, 1976.
FARIAS, Marcela Clarissa Damasceno Rangel de. A docência em fios: alinhavos sobre o profissionalismo docente na trama da BNCC. Dissertação (Mestrado). Universidade do Vale do Rio Sinos. Programa de Pós-graduação em Educação. São Leopoldo, 2020. 213 f.
FERRAROTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, Antônio.
FINGER, Mathias. (Orgs). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1987.
LONGHINI, Geni Daniela Núñez. Nhande ayvu é da cor da terra: perspectivas indígenas guarani sobre etnogenocídio, raça, etnia e branquitude. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2022.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo / revista de ciências da educação · n.º 8 · jan/abr 09 MATO GROSSO. Universidade do Estado de Mato Grosso. Projeto Político Curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de Educação, Campus de Juara, 2024.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e EducaçãoPENESB-RJ, 05/11/03.
PEREIRA, Aline Luquini. PAIXÃO, Jairo Antônio da. Estágio de docência: caminhos formativos para a educação superior na perspectiva de estudantes de pós-graduação. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, 27: e225341, 2022.
RESOLUÇÃO. CONSEPE nº 076, de 23 de agosto de 1999 que institui e regulamenta o Estágio de Docência na Graduação, para os Discentes dos Cursos de Pós-Graduação “Stricto Sensu”, da Universidade Federal de Mato Grosso.
SANTOS, Antônio Bispo dos. COLONIZAÇÃO, QUILOMBOS: modos e significados. INCT, UnB, Brasília-DF: 2015.
SANT’ANA, Daniela Alves Braga. Alianças multifacetadas: colonização de Juara – Mato Grosso- discursos, práticas culturais e memórias (1971-2008). Dissertação (mestrado).
Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, 2009.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociale: Buenos Aires, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
AZINARI, Amanda Pereira da Silva; MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda; TORSI, Elizabeth Ângela dos Santos; PEREIRA, Lisanil da Conceição Patrocínio.
Práticas Contra Coloniais na Formação de Professoras e Professores: o Estágio de Docência na Educação Superior. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1678-1688.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32827.