Da Jornada Tradicional ao Tempo Integral: Transformações na Dinâmica Escolar

  • Rosilene Rodrigues Maruyama Docente do Ensino Básico Estadual
  • Idgmar Glória da Silva Docente do Ensino Básico Estadual
  • Cláudia Inês Dahmer DRE Metropolitana

Resumo


A realização de aulas de campo viabiliza abordagens metodológicas que permitem a compreensão de diferentes conceitos cotidianos aos estudantes. O relato de experiência apresenta uma discussão da inserção do Ensino Integral na Escola Quilombola Maria de Arruda Muller em 2024, localizada no município de Santo Antônio do Leverger-MT, destacando a implementação da Parte Diversificada do currículo do modelo da Escola da Escolha e a Parte Diversificada do currículo das escolas de campo quilombolas. O objetivo desse relato de experiência é investigar como a introdução da parte diversificada do currículo pode contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, bem como a valorização da cultura local e o protagonismo juvenil.
Palavras-chave: Escola Quilombola, Educação em Tempo Integral, Protagonismo Juvenil

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Publicado
11/11/2024
MARUYAMA, Rosilene Rodrigues; SILVA, Idgmar Glória da; DAHMER, Cláudia Inês. Da Jornada Tradicional ao Tempo Integral: Transformações na Dinâmica Escolar. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 580-588. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu_estendido.2024.32586.