O Processo de Construção do Jogo Inteligente Tangível: Hash 3D

  • Érica Scheffel UFRJ
  • Claudia Motta UFRJ
  • Carlo Oliveira UFRJ
  • Carla Verônica Marques UFRJ

Resumo


Este artigo descreve o processo de construção do Jogo Inteligente Tangível, denominado Hash 3D, cujo objetivo é oportunizar, de forma computadorizada, lúdica e totalmente manipulável, um estudo sobre os processos cognitivos que compõem a inteligência, segundo a Teoria PASS, tais como Planejamento, Atenção, Processamento Sucessivo e Simultâneo [Luria 1966].

Palavras-chave: Jogo Inteligente Tangível, Hash 3D, Teoria PASS

Referências

Fonseca, V. (1995) “Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores”. 1.ed. Artes Médicas, Porto Alegre.

Das, J. P., Naglieri, J. e Kirby, J. (1994) “Assessment of Cognitive Processes: The PASS Theory of Intelligence”. 1 a. ed. Allyn and Bycon, Boston.

Gluz, J., Passerino, L., Preuss, E., Baierle, I. e Cimadevila, M. (2018) “Ambiente Virtual Tangível para Integração Sensorial no Ensino de Ciências numa Perspectiva Inclusiva”. In Anais do SBIE 2018, p. 545–554.

Inhelder, B., Cellérier, G., Ackermann, E., Blanchet, A., Caprona, D., Ducret, J. e Robert, M. (1996) “O Desenrolar das descobertas da criança: pesquisa acerca das microgêneses cognitivas”. Trad. Eunice Gruman. Artes Médicas, Porto Alegre.

Lima, I., Castro, T., Dantas, A. e Siqueira, M. (2016) “Processo de Design Colaborativo de Artefatos Tangíveis para Crianças”. In Anais do XXXVI CSBC, p. 1408–1422.

Luria, A. (1966) “Human Brain and Psychological Processes”. 1 a. ed. Harper & Row, Nova York.

Luria, A. (1973) “The Working Brain: An introduction to neuropsychology”. 1 a. ed. Basic Books, Nova York.

Luria, A. (1980). “Higher Cortical Functions in Man”. 2 a. ed. Springer, Nova York.

Marques, C. (2017) “EICA – Estruturas Internas Cognitivas Aprendentes: Um Modelo Neuro-Computacional aplicado à instância psíquica do Sistema Pessoa em Espaços Dimensionais”. Tese de Doutorado. COPPE/ UFRJ, Rio de Janeiro.

Marques, C., Calil, E. e Brasil, G. (2015) “Game Inteligente: conceito e aplicação”. In Anais do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, v. 1, n. 1, p. 162–171.

Naglieri J. (2001) Cognitive Assessment System (CAS). In Dorfman W.I., Hersen M. (eds) Understanding Psychological Assessment. Perspectives on Individual Differences. Springer, Boston, p. 235-257.

Piaget, J. (1976) “A Equilibração das Estruturas Cognitivas: Problema Central do Desenvolvimento”. Zahar Editores, Rio de Janeiro.

Piaget, J. (1986) “O nascimento da Inteligência da Criança”. 10. ed. Dom Quixote, Lisboa. Scheffel, E., Motta C. e Marques, C. (2019) “Jogos Inteligentes Tangíveis como Instrumento de Mensuração Cognitiva” In Anais do SBIE 2019, p. 1042–1051.

Zuckerman, O., Arida, S. e Resnick, M. (2005) “Extending Tangible Interfaces for Education: Digital Montessori-Inspired Manipulatives” In Proceeding of CHI 05.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SCHEFFEL, Érica; MOTTA, Claudia ; OLIVEIRA, Carlo; MARQUES, Carla Verônica. O Processo de Construção do Jogo Inteligente Tangível: Hash 3D. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 47. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 13-24. ISSN 2595-6205. DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2020.11313.