EvoLogic: Sistema Tutor Inteligente para Ensino de Lógica

  • Cristiano Galafassi UFRGS
  • Fabiane Galafassi UNIPAMPA
  • Eliseo Reategui UFRGS
  • Rosa Vicari UFRGS

Resumo


Este artigo apresenta o modelo cognitivo do Sistema Tutor Inteligente EvoLogic, desenvolvido para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Dedução Natural na Lógica Proposicional. O EvoLogic consiste em 3 agentes, entre os quais o agente Pedagógico (tratado aqui como o modelo do aluno) e o agente Especialista (baseado em um algoritmo genético) compõem o modelo cognitivo. O objetivo do artigo, além de apresentar o EvoLogic, é analisar a eficiência do STI em um exercício conhecido que já foi estudado na literatura (aplicado a 57 alunos). Os resultados mostram que o EvoLogic obteve todas as soluções apresentadas pelos alunos, permitindo seguir os passos individuais de cada aluno, fornecendo feedback em tempo real, com base nos passos que os alunos estão seguindo, conhecido como model tracing.

Palavras-chave: modelo cognitivo, lógica proposicional, algoritmo genético

Referências

Coq (2020) The Coq Proof Assistant. https://coq.inria.fr/

E-Prover (2020) The E Theorem Prover. https://wwwlehre.dhbw- stuttgart.de/~sschulz/E/E.html.

GALAFASSI, P. F. F.; GLUZ, J. C. ; GALAFASSI, C. (2013) Análise Crítica das Pesquisas Recentes sobre as Tecnologias de Objetos de Aprendizagem e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 21, p. 85-99.

Galafassi, P. F. F.; Galafassi, C.; Vicari, R. M.; Gluz, J. C.; (2019a) Identifying Knowledge from the Application of Natural Deduction Rules in Propositional Logic. In: Demazeau Y., Matson E., Corchado J., De la Prieta F. (eds) Advances in Practical Applications of Survivable Agents and Multi-Agent Systems: The PAAMS Collection. p. 66-77.

Galafassi, P. F. F.; Galafassi, C.; Gluz, J. C.; Vicari, R. M. (2019b) LOGOS - Caderno de Estudos e Exercícios de Lógica do Ambiente de Ensino Heráclito. In: Karina Durau. (Org.). Demandas e Contextos da Educação no Século XXI. 1ed.Ponta Grossa: Atenas Editora, p. 1-8.

Gluz, J. C., Py, M. X. (2015) Introdução à Lógica Proposicional. Grupo TAOS3 - PIPCA – UNISINOS.

Hol (2020) Interactive Theorem Prover. https://hol-theorem-prover.org/

Holland, J. H. (1975) Adaptation in Natural and Artificial Systems. University of Michigan Press, Ann Arbor, Michigan.

Isabelle (2020) Isabelle proof assistant. https://isabelle.in.tum.de/.

JAPE. (2020) http://japeforall.org.uk/

Lesta L., Yacef K. (2002) An Intelligent Teaching Assistant System for Logic. In: Cerri S.A., Gouardères G., Paraguaçu F. (eds) Intelligent Tutoring Systems. ITS 2002. Lecture Notes in Computer Science, vol. 2363. p. 421-431.

Lukins, S.; Levicki, A. and Burg, J. (2002) A Tutorial Program for Propositional Logic with Human/Computer Interactive Learning. Proceedings of the 33rd SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education. p. 381-385.

Nwana, H. S. (1990) Intelligent Tutoring Systems: an overview. Artificial Intelligence Review. Springer,

Pandora (2020) Proof Assistant for Natural Deduction using Organised Rectangular Areas. http://www.doc.ic.ac.uk/pandora/newpandora/quick_start.html.

Prover9/Mace4 (2020) Prover9 and Mace4 https://www.cs.unm.edu/~mccune/prover9/

Resolução CNE/CES no 5, de 16 de novembro de 2016. http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991

Sieg, W. (2007) The AProS project: Strategic thinking & computational logic. Logic Journal of IGPL, 15(4): 359-368.

SPASS (2020) Classic SPASS: An Automated Theorem Prover for First-Order Logic with Equality. https://www.mpi-inf.mpg.de/departments/automation-of- logic/software/spass-workbench/classic-spass-theorem-prover/.

Yacef, K. (2005) The Logic-ITA in the classroom: a medium scale experiment. International Journal of Artificial Intelligence in Education (IJAIED), vol. 15, p. 41- 62.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
GALAFASSI, Cristiano; GALAFASSI, Fabiane; REATEGUI, Eliseo ; VICARI, Rosa . EvoLogic: Sistema Tutor Inteligente para Ensino de Lógica. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 47. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 222-233. ISSN 2595-6205. DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2020.11331.