Investigando acesso equitativo em cenário socioenativo remoto: um estudo de caso

  • Josiane Rosa de Oliveira Gaia Pimenta UNICAMP / IFSP
  • Emanuel Felipe Duarte UNICAMP
  • Maria Cecília Calani Baranauskas UNICAMP / UFPR

Resumo


Ambientes ubíquos proporcionam novas formas de interação por meio de sensores e atuadores espalhados pelo ambiente. Sistemas Socioenativos são instâncias de ambientes ubíquos que enfatizam um acoplamento tripartite entre o Físico, o Digital e o Social. Devido a diversidade de possibilidades de interação, prover acesso equitativo para estes cenários é um desafio a ser investigado. Este estudo de caso tem como objetivo avaliar o acesso na Aquarela Virtual, um cenário idealizado para permitir interações remotas devido à pandemia do Covid-19. A avaliação utiliza o instrumento UbiAccess e analisa o caso de uma criança com Transtorno de Espectro Autista (TEA) interagindo no cenário. As principais contribuições são: 1) Avaliação do acesso em um cenário socioenativo remoto e com a perspectiva de um caso TEA; 2) Investigação sobre viabilidade de uso do UbiAccess para cenários remotos de interação.
Palavras-chave: ambientes ubíquos, acesso equitativo, TEA, cenário remoto de interação, socioenativo

Referências

Baranauskas, M. C. C. (2015). Sistemas sócio-enativos: Investigando novas dimensões no design da interação mediada por tecnologias de informação e comunicação. FAPESP Thematic Project (2015/165280).

Baranauskas, M. C. C., Mendoza, Y. L. M., and Duarte, E. F. (2021). Designing for a socioenactive experience: A case study in an educational workshop on deep time. International Journal of Child-Computer Interaction, 29:100287.

Baykal, G. E., Van Mechelen, M., and Eriksson, E. (2020). Collaborative Technologies for Children with Special Needs: A Systematic Literature Review, page 1–13. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA.

de Moraes, V., Toquinho, Morra, G., and Fabrizio, M. (1983). Aquarela.

Duarte, E. F., Mendoza, Y. L. M., Queiroz, M. J. N., and Baranauskas, M. C. C. (2022). Aquarela virtual: Design e desenvolvimento de um sistema socioenativo em contexto de isolamento social. Technical Report IC-22-01, Institute of Computing, University of Campinas.

Emiliani, P. L. and Stephanidis, C. (2005). Universal access to ambient intelligence environments: Opportunities and challenges for people with disabilities. IBM Systems Journal, 44(3):605–619.

Gonçalves, D. A., Baranauskas, M. C. C., and dos Reis, J. C. (2020). Accessibility in pervasive systems: An exploratory study. In Streitz, N. and Konomi, S., editors, Distributed, Ambient and Pervasive Interactions, pages 25–38, Cham. Springer International Publishing.

Gonçalves, F. M. and Baranauskas, C. (2021). OpenDesign of Scientific Research in Pandemic Context. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA.

Hayashi, E. C. S. and Baranauskas, M. C. C. (2017). Accessibility and affect in technologies for museums. In Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. ACM.

Holloway, C. (2019). Disability interaction (DIX): A manifesto. Interactions, 26(2):44–49.

Pimenta, J. R. d. O. G., Duarete, E. F., Queiroz, M. J. N., Mendoza, Y. L. M., Silva, J. V. d., and Baranauskas, M. C. C. (2022). Aquarela virtual: Investigando acesso equitativo em instalação socioenativa em contexto de isolamento social. Technical Report IC-22-03, Institute of Computing, University of Campinas.

Pimenta, J. R. d. O. G., Duarte, E. F., and Baranauskas, M. C. C. (2021a). Evaluating accessibility in ubiquitous environments: a case study with museum installations. In Anais do XLVIII Seminário Integrado de Software e Hardware, pages 88–96, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Pimenta, J. R. d. O. G., Duarte, E. F., and Baranauskas, M. C. C. (2021b). Investigating access in ubiquitous scenarios: A case study and evaluation instrument. In X Latin American Conference on Human Computer Interaction, CLIHC 2021, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Santos, A. C. d., Muriana, L. a. M., Pimenta, J. R. O. G., Silva, J. V. d., Moreira, E. A., and Reis, J. C. d. (2019). Investigating aspects of affectibility for universal access in socioenactive system scenarios. In Proceedings of the 18th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC ’19, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Stephanidis, C. (2009). Designing for all in ambient intelligence environments: The interplay of user, context, and technology. International Journal of Human–Computer Interaction, 25(5):441–454.

Stephanidis, C., Salvendy, G., Antona, M., Chen, J. Y. C., Dong, J., Duffy, V. G., Fang, X., Fidopiastis, C., Fragomeni, G., Fu, L. P., Guo, Y., Harris, D., Ioannou, A., ah (Kate) Jeong, K., Konomi, S., Krömker, H., Kurosu, M., Lewis, J. R., Marcus, A., Meiselwitz, G., Moallem, A., Mori, H., Nah, F. F.-H., Ntoa, S., Rau, P.-L. P., Schmorrow, D., Siau, K., Streitz, N., Wang, W., Yamamoto, S., Zaphiris, P., and Zhou, J. (2019). Seven HCI grand challenges. International Journal of Human–Computer Interaction, 35(14):1229–1269.

Weiser, M. (1991). The computer for the 21st century. Scientific American, pages 94–104.
Publicado
31/07/2022
PIMENTA, Josiane Rosa de Oliveira Gaia; DUARTE, Emanuel Felipe; BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani. Investigando acesso equitativo em cenário socioenativo remoto: um estudo de caso. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 49. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 152-163. ISSN 2595-6205. DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2022.223156.