Ética: Qual o Panorama de Pesquisa no CSBC?
Resumo
Com diversos eventos e temas, o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) congrega acadêmicos-cientistas da computação brasileira. Precisamos incentivar a orientação do clima ético computacional a valores morais positivos e um pensar-fazer crítico no ciberespaço. No Brasil, o CSBC tem expressiva magnitude ética, sendo exemplo moral aos demais eventos. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, investigamos o panorama dos aspectos éticos nas publicações dos eventos mais longevos do CSBC pela última década. Concluímos que avanços éticos ou morais na computação são necessários e que a consolidação de alguns workshops, e.g., WIT, WASHES e WICS; indicam progresso nesta agenda, vinculando o físico, o digital e a ética.Referências
ANPEd (2019). Ética e pesquisa em educação: subsídios – volume 1. volume 1. ANPEd, Rio de Janeiro, RJ.
Artoni, A., Oliveira, B., e de Barbosa, C. (2020). Auxílio à decisão no diagnóstico do transtorno do espectro autista com m-health. In Anais do XLVII SEMISH, pp. 37–47, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Babbie, E. (2021). The Practice of Social Research. Cengage Learning, Boston, MA.
Bispo Jr., E., Fonseca, L., e Santos, S. (2021). Reflexões e desafios sobre a formação na Ética em pesquisa na computação envolvendo humanos. In Anais do XXIX WEI, pp. 488–497, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Blundell, B. G. (2021). Ethics in Computing, Science, and Engineering: A Student’s Guide to Doing Things Right. Springer, Heidelberg, New York.
Bock, A., España, S., Gulden, J., Jahn, K., Nweke, L. O., e Richter, A. (2021). The ethics of information systems: The present state of the discussion and avenues for future work. Number 51 in ECIS 2021 Research-in-Progress Papers.
Borges, G., Reis, J. C., e Medeiros, C. (2021). Addressing search in scientific open data repositories: A semantic metasearch platform. In Anais do XV BreSci, pp. 81–88, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Borges, R. C. e Bachion, M. M. (2018). Ensino de bioética em cursos superiores de computação: uma análise crítica. In Anais do XXVI WEI, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Brasil (2012). Ministério da saúde. RESOLUÇÃO CNS Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. Disponível em: https://4658.short.gy/CEP_2012 [acesso 27/02/2023].
Brasil (2016). Ministério da saúde. RESOLUÇÃO Nº 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016. Disponível em: https://4658.short.gy/CEP_2016 [acesso 27/02/2023].
Carvalho, L., Santos, A., Nakamura, F., e Oliveira, E. (2019). Detecção precoce de evasão em cursos de graduação presencial em computação: um estudo preliminar. In Anais do XXVII WEI, pp. 233–243, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Carvalho, L. P., Oliveira, J., e Cappelli, C. (2020). Pesquisas em Análise de Redes Sociais e LGPD, análises e recomendações. In Anais do IX BraSNAM, pp. 73–84, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Carvalho, L. P., Oliveira, J., e Santoro, F. M. (2022a). Ethics: What is the research scenario in the lars/sbr/wre? In 2022 Latin American Robotics Symposium (LARS), 2022 Brazilian Symposium on Robotics (SBR), and 2022 Workshop on Robotics in Education (WRE), pp. 1–6.
Carvalho, L. P., Suzano, J. A., Santoro, F. M., e Oliveira, J. (2022b). A meta-scientific broad panorama of ethical aspects in the Brazilian IHC. Journal on Interactive Systems, 13(1):105–126.
Creswell, J. W. e Creswell, J. D. (2018). Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. SAGE Publications, Inc., 5 edition.
Ferraz, C. A. (2014). Ética Elementos Básicos. NEPFIL online, Pelotas, RS.
Glover, J. (2017). Ethical health informatics: Challenges and opportunities. In Harman, L. B. e Cornelius, F., editors, Ethical Health Informatics: Challenges and Opportunities, chapter 2, pp. 51–74. Jones & Bartlett Learning, 3 edition.
Hall, B. R. (2014). A synthesized definition of computer ethics. SIGCAS Comput. Soc., 44(3):21–35.
Ioannidis, J., Fanelli, D., Dunne, D., e Goodman, S. (2015). Meta-research: Evaluation and improvement of research methods and practices. PLoS biology, 13(10).
Johnson, D. (2008). Computer Ethics. Pearson, 4 edition.
Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele Univ., 33.
Lima, A. B. d. (2015). Ética em pesquisa: implicações para a educação superior. Crítica Educativa, 1(1):p.8–20.
Lévy, P. (2001). Cyberculture. University of Minnesota Press, Minneapolis, MN.
Moor, J. H. (2005). Why we need better ethics for emerging technologies. Ethics Inf Technol, 7:111–119.
Pegoraro, O. A. (2013). Ética dos maiores mestres através da história. Vozes, Petrópolis, RJ, 5th edition.
Petersen, K., Vakkalanka, S., e Kuzniarz, L. (2015). Guidelines for conducting systematic mapping studies in software engineering: An update. Information and Software Technology, 64:1–18.
Pizzol, N. D., Barbosa, E., e Musse, S. (2022). Gender representation in brazilian computer science conferences. In Anais do XVI WIT, pp. 67–76, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Recker, J. (2021). Scientific research in information systems: a beginner’s guide. Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2 edition.
Rodrigues, L. G. S., Dias, D. R. C., Guimarães, M. P., Brandão, A. F., Rocha, L. C. D., Iope, R. L., e Brega, J. R. F. (2021). Upper limb motion tracking and classification: A smartphone approach. In Proc. of the Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, WebMedia ’21, pp. 61–64, New York, USA. ACM.
Santos, R., Lopes, J., Silva, R., Souza, E., Silva, P., e Felix, Z. (2022). Currículo base para o ensino de pensamento computacional para pessoas com deficiência intelectual e múltipla: um relato de experiência com usuários da apae de serra talhada-pe. In Anais do XXX WEI, pp. 97–108, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Vázquez, A. S. (2018). Ética. Civilização Brasileira, 39th edition.
Wohlin, C. (2014). Writing for synthesis of evidence in empirical software engineering. In Proceedings of the 8th ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement, ESEM ’14, New York, NY, USA. ACM.
Zagzebski, L. (2017). Exemplarist Moral Theory. Oxford University Press, New York.
Zhang, N., Guo, M., Jin, C., e Xu, Z. (2022). Effect of medical researchers’ creative performance on scientific misconduct: a moral psychology perspective. BMC Medical Ethics, 23(137).
Ziman, J. (2001). Getting scientists to think about what they are doing. Science and engineering ethics, 7:165–76.
Artoni, A., Oliveira, B., e de Barbosa, C. (2020). Auxílio à decisão no diagnóstico do transtorno do espectro autista com m-health. In Anais do XLVII SEMISH, pp. 37–47, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Babbie, E. (2021). The Practice of Social Research. Cengage Learning, Boston, MA.
Bispo Jr., E., Fonseca, L., e Santos, S. (2021). Reflexões e desafios sobre a formação na Ética em pesquisa na computação envolvendo humanos. In Anais do XXIX WEI, pp. 488–497, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Blundell, B. G. (2021). Ethics in Computing, Science, and Engineering: A Student’s Guide to Doing Things Right. Springer, Heidelberg, New York.
Bock, A., España, S., Gulden, J., Jahn, K., Nweke, L. O., e Richter, A. (2021). The ethics of information systems: The present state of the discussion and avenues for future work. Number 51 in ECIS 2021 Research-in-Progress Papers.
Borges, G., Reis, J. C., e Medeiros, C. (2021). Addressing search in scientific open data repositories: A semantic metasearch platform. In Anais do XV BreSci, pp. 81–88, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Borges, R. C. e Bachion, M. M. (2018). Ensino de bioética em cursos superiores de computação: uma análise crítica. In Anais do XXVI WEI, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Brasil (2012). Ministério da saúde. RESOLUÇÃO CNS Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. Disponível em: https://4658.short.gy/CEP_2012 [acesso 27/02/2023].
Brasil (2016). Ministério da saúde. RESOLUÇÃO Nº 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016. Disponível em: https://4658.short.gy/CEP_2016 [acesso 27/02/2023].
Carvalho, L., Santos, A., Nakamura, F., e Oliveira, E. (2019). Detecção precoce de evasão em cursos de graduação presencial em computação: um estudo preliminar. In Anais do XXVII WEI, pp. 233–243, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Carvalho, L. P., Oliveira, J., e Cappelli, C. (2020). Pesquisas em Análise de Redes Sociais e LGPD, análises e recomendações. In Anais do IX BraSNAM, pp. 73–84, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Carvalho, L. P., Oliveira, J., e Santoro, F. M. (2022a). Ethics: What is the research scenario in the lars/sbr/wre? In 2022 Latin American Robotics Symposium (LARS), 2022 Brazilian Symposium on Robotics (SBR), and 2022 Workshop on Robotics in Education (WRE), pp. 1–6.
Carvalho, L. P., Suzano, J. A., Santoro, F. M., e Oliveira, J. (2022b). A meta-scientific broad panorama of ethical aspects in the Brazilian IHC. Journal on Interactive Systems, 13(1):105–126.
Creswell, J. W. e Creswell, J. D. (2018). Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. SAGE Publications, Inc., 5 edition.
Ferraz, C. A. (2014). Ética Elementos Básicos. NEPFIL online, Pelotas, RS.
Glover, J. (2017). Ethical health informatics: Challenges and opportunities. In Harman, L. B. e Cornelius, F., editors, Ethical Health Informatics: Challenges and Opportunities, chapter 2, pp. 51–74. Jones & Bartlett Learning, 3 edition.
Hall, B. R. (2014). A synthesized definition of computer ethics. SIGCAS Comput. Soc., 44(3):21–35.
Ioannidis, J., Fanelli, D., Dunne, D., e Goodman, S. (2015). Meta-research: Evaluation and improvement of research methods and practices. PLoS biology, 13(10).
Johnson, D. (2008). Computer Ethics. Pearson, 4 edition.
Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele Univ., 33.
Lima, A. B. d. (2015). Ética em pesquisa: implicações para a educação superior. Crítica Educativa, 1(1):p.8–20.
Lévy, P. (2001). Cyberculture. University of Minnesota Press, Minneapolis, MN.
Moor, J. H. (2005). Why we need better ethics for emerging technologies. Ethics Inf Technol, 7:111–119.
Pegoraro, O. A. (2013). Ética dos maiores mestres através da história. Vozes, Petrópolis, RJ, 5th edition.
Petersen, K., Vakkalanka, S., e Kuzniarz, L. (2015). Guidelines for conducting systematic mapping studies in software engineering: An update. Information and Software Technology, 64:1–18.
Pizzol, N. D., Barbosa, E., e Musse, S. (2022). Gender representation in brazilian computer science conferences. In Anais do XVI WIT, pp. 67–76, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Recker, J. (2021). Scientific research in information systems: a beginner’s guide. Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2 edition.
Rodrigues, L. G. S., Dias, D. R. C., Guimarães, M. P., Brandão, A. F., Rocha, L. C. D., Iope, R. L., e Brega, J. R. F. (2021). Upper limb motion tracking and classification: A smartphone approach. In Proc. of the Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, WebMedia ’21, pp. 61–64, New York, USA. ACM.
Santos, R., Lopes, J., Silva, R., Souza, E., Silva, P., e Felix, Z. (2022). Currículo base para o ensino de pensamento computacional para pessoas com deficiência intelectual e múltipla: um relato de experiência com usuários da apae de serra talhada-pe. In Anais do XXX WEI, pp. 97–108, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Vázquez, A. S. (2018). Ética. Civilização Brasileira, 39th edition.
Wohlin, C. (2014). Writing for synthesis of evidence in empirical software engineering. In Proceedings of the 8th ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement, ESEM ’14, New York, NY, USA. ACM.
Zagzebski, L. (2017). Exemplarist Moral Theory. Oxford University Press, New York.
Zhang, N., Guo, M., Jin, C., e Xu, Z. (2022). Effect of medical researchers’ creative performance on scientific misconduct: a moral psychology perspective. BMC Medical Ethics, 23(137).
Ziman, J. (2001). Getting scientists to think about what they are doing. Science and engineering ethics, 7:165–76.
Publicado
06/08/2023
Como Citar
CARVALHO, Luiz Paulo; LOUZADA, Alexandre Neves; BATISTA, Thais; OLIVEIRA, Jonice; BRANDÃO, Michele; SANTORO, Flávia Maria.
Ética: Qual o Panorama de Pesquisa no CSBC?. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE (SEMISH), 50. , 2023, João Pessoa/PB.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 48-59.
ISSN 2595-6205.
DOI: https://doi.org/10.5753/semish.2023.229675.