Análise contrastiva da classificação sintático-semântica dos verbos locativos no Português do Brasil e no Português Europeu

  • Roana Rodrigues UFSCar / INESC
  • Jorge Baptista INESC / Universidade do Algarve
  • Oto Vale UFSCar

Resumo


Os verbos locativos estabelecem uma relação de localização entre um objeto e um lugar e são muito frequentes em textos da mais diversa natureza. O presente trabalho pretende contrastar dois estudos atuais sobre a classificação sintático-semântica das construções com verbo locativo realizados para o português brasileiro e o português europeu. Essa análise contrastiva, além de apresentar as classes das construções locativas já determinadas, mostrará os pontos de intersecção e de divergências entre as duas variantes da língua portuguesa. A partir dos dados aqui descritos, espera-se contribuir na construção de recursos linguísticos que possam ser utilizados em diferentes aplicações didáticas e no processamento de língua natural.

Publicado
04/11/2015
Como Citar

Selecione um Formato
RODRIGUES, Roana; BAPTISTA, Jorge; VALE, Oto. Análise contrastiva da classificação sintático-semântica dos verbos locativos no Português do Brasil e no Português Europeu. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA LINGUAGEM HUMANA (STIL), 1. , 2015, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 233-240.