Realidade aumentada como recurso pedagógico para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Na Educação 4.0, a realidade aumentada se apresenta como alternativa para mediar o ensino. Esta pesquisa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento da competência digital de docentes dos anos iniciais, fomentando o uso da realidade aumentada como recurso pedagógico. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa, aplicada, exploratória e descritiva, utilizando as técnicas de estudo de caso e pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de questionários e observação participante. Os resultados mostraram percepções positivas sobre a tecnologia de realidade aumentada, mas a falta de dispositivos móveis foi identificada como as principais limitações para a sua implementação.
Palavras-chave:
Realidade aumentada, Educação 4.0, Competência digital, Tecnologias educacionais
Referências
Cruz, E. et al. (2023) “Formação de professores e promoção da competência digital dos seus aprendentes: Uma experiência em tempos de transição digital”, In: Artigos Tecnologia e Educação: ciências, computação (des)plugada e pensamento computacional da educação de crianças de 4 a 10 anos. Caderno – CEDES. 43 (120) maio – ago.
Fuchsova, M.; Korenova, L. (2019) Visualisation in basic science and engineering education of future primary school teachers in human biology education using augmented reality, European Journal of Contemporary Education, 8(1):92–102.
Huertas-Abril (2021), C. A. et al. Augmented reality for esl/efl and bilingual education: An international comparison. Educacion XXI, 24(2):189–208.
Kirner, C.; Kirner, T. G. (2011) Evolução e Tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada; In Ribeiro, M. W.; Zorzal, R. E. (org), Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências, Porto Alegre: Editora SBC, p. 10-25.
Lemes, I. L.; Santos, R. P. (2021) A Educação 4.0: Um estudo de caso acerca da formação de professores para enfrentamento dos desafios do século XXI, RBECM, Passo Fundo, 4(1):82-100.
Pombo, L.; Marques, M. M. (2021) Guidelines for teacher training in mobile augmented reality games: Hearing the teachers’ voices. Education Sciences, 11(10):597.
Roig-Vila, R.; Lorenzo-Liedó, A.; Mengual-Andrés, S. (2019) Utilidad percibida de la realidad aumentada como recurso didáctico en Educación Infantil. Campus Virtuales, 8(1):19-35.
Tipp, D. (2005) Pesquisa-ação: uma introdução metodológica; Trad. Oliveira, L. L. Educação e Pesquisa, São Paulo, 31(3):443-466.
Wyss, C. et al. (2021) Innovative teacher education with the augmented reality device microsoft hololens—results of an exploratory study and pedagogical considerations. Multimodal Technologies and Interaction, 5(8):45.
Fuchsova, M.; Korenova, L. (2019) Visualisation in basic science and engineering education of future primary school teachers in human biology education using augmented reality, European Journal of Contemporary Education, 8(1):92–102.
Huertas-Abril (2021), C. A. et al. Augmented reality for esl/efl and bilingual education: An international comparison. Educacion XXI, 24(2):189–208.
Kirner, C.; Kirner, T. G. (2011) Evolução e Tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada; In Ribeiro, M. W.; Zorzal, R. E. (org), Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências, Porto Alegre: Editora SBC, p. 10-25.
Lemes, I. L.; Santos, R. P. (2021) A Educação 4.0: Um estudo de caso acerca da formação de professores para enfrentamento dos desafios do século XXI, RBECM, Passo Fundo, 4(1):82-100.
Pombo, L.; Marques, M. M. (2021) Guidelines for teacher training in mobile augmented reality games: Hearing the teachers’ voices. Education Sciences, 11(10):597.
Roig-Vila, R.; Lorenzo-Liedó, A.; Mengual-Andrés, S. (2019) Utilidad percibida de la realidad aumentada como recurso didáctico en Educación Infantil. Campus Virtuales, 8(1):19-35.
Tipp, D. (2005) Pesquisa-ação: uma introdução metodológica; Trad. Oliveira, L. L. Educação e Pesquisa, São Paulo, 31(3):443-466.
Wyss, C. et al. (2021) Innovative teacher education with the augmented reality device microsoft hololens—results of an exploratory study and pedagogical considerations. Multimodal Technologies and Interaction, 5(8):45.
Publicado
30/09/2024
Como Citar
BORBOREMA, Silvana M. T.; MAURÍCIO, Claudio R. M..
Realidade aumentada como recurso pedagógico para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 26. , 2024, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 101-105.
DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2024.244762.