Realidade aumentada como recurso pedagógico para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental

Resumo


Na Educação 4.0, a realidade aumentada se apresenta como alternativa para mediar o ensino. Esta pesquisa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento da competência digital de docentes dos anos iniciais, fomentando o uso da realidade aumentada como recurso pedagógico. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa, aplicada, exploratória e descritiva, utilizando as técnicas de estudo de caso e pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de questionários e observação participante. Os resultados mostraram percepções positivas sobre a tecnologia de realidade aumentada, mas a falta de dispositivos móveis foi identificada como as principais limitações para a sua implementação.
Palavras-chave: Realidade aumentada, Educação 4.0, Competência digital, Tecnologias educacionais

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Publicado
30/09/2024
BORBOREMA, Silvana M. T.; MAURÍCIO, Claudio R. M.. Realidade aumentada como recurso pedagógico para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 26. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 101-105. DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2024.244762.