Estratégias de ensino para incentivar a participação consistente em projetos de Software Livre
Resumo
O desenvolvimento de software livre é essencial para governos, empresas e sociedade, sustentado por comunidades que mantêm o software e definem suas regras de evolução. Um desafio recorrente é renovar a força de trabalho, formando contribuidores contínuos, indo além das contribuições ocasionais e isoladas. Este trabalho apresenta estratégias para treinar novos desenvolvedores. Aplicamos a abordagem em uma disciplina de um semestre, na qual os estudantes: (1) aprenderam fundamentos do kernel Linux e enviaram patches; (2) contribuíram com ferramentas do ecossistema GNU/Linux; (3) empacotaram software para a distribuição Debian; e (4) colaboraram em um projeto de sua escolha, explorando diferentes formas de engajamento. Nossa abordagem reproduz a trajetória de um contribuidor “autodidata”, mas em um ambiente focado e imersivo, com oficinas, mentoria e acompanhamento próximo, simulando uma comunidade de software livre. Essas estratégias mostraram-se eficientes ao oferecer retorno rápido e favorecer o aprendizado progressivo. Os resultados mostram maior confiança dos estudantes para contribuições contínuas e para o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais relevantes a qualquer projeto: tais estratégias podem rapidamente preparar dezenas de desenvolvedores com uma base sólida, prontos para atuar de forma sustentável em ecossistemas de software livre.
Referências
Balali, S., Steinmacher, I., Annamalai, U., Sarma, A., and Gerosa, M. A. (2018). Newcomers’ barriers. . . is that all? an analysis of mentors’ and newcomers’ barriers in oss projects. Comput. Supported Coop. Work, 27(3–6):679–714.
Siqueira, Rodrigo and Tadokoro, David and Tavares, Matheus (2025). Kworkflow. Archived in Software Heritage: swh:1:dir:90dc41328e09271597eb1f4f47d8a4c2e972a5bb.
Steinmacher, I., Wiese, I., Conte, T. U., and Gerosa, M. A. (2015). Increasing the self-efficacy of newcomers to open source software projects. In 2015 29th Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 160–169.
Tan, X., Chen, Y., Wu, H., Zhou, M., and Zhang, L. (2023). Is it enough to recommend tasks to newcomers? understanding mentoring on good first issues. In 2023 IEEE/ACM 45th International Conference on Software Engineering (ICSE), pages 653–664.
Xiao, W., He, H., Xu, W., Tan, X., Dong, J., and Zhou, M. (2022). Recommending good first issues in github oss projects. In Proceedings of the 44th International Conference on Software Engineering, ICSE ’22, page 1830–1842, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
