O Impacto da Utilização da Ferramenta Pivotal Tracker para Monitoração de Desempenho em Times Ágeis de Desenvolvimento de Software

  • Dorgival Netto UFPE / IFMS
  • Ana de Holanda UFPE / IFAC
  • Flavio Neves UFPE
  • Cloves Rocha UFPE
  • Helena Bastos UFPE

Resumo


Esta pesquisa visa analisar a influência que a ferramenta de monitoração de desempenho Pivotal tem na relação entre os membros de um time ágil de desenvolvimento. Foi realizado um estudo de caso de cunho etnográfico em uma empresa de desenvolvimento de software, tendo como unidade de análise os membros do time e o gerente de projetos. Identificamos que a ferramenta compartilha com todos as informações, cronogramas e desempenho de cada membro da equipe, permitindo que todos possam acompanhar as etapas do projeto. Além disso, o espírito de união e compartilhamento de conhecimento trazem a sensação de confiança e satisfação entre os indivíduos do time.

Referências

Araujo, F. O. Escolha e aplicação de critérios para formação de equipes de software: implicações para composição de personalidade. Universidade Federal de Pernambuco, 1–106, 2014.

Dingsøyr, T., Nerur, S., Balijepally, V., Moe, N. B. A decade of agile methodologies: Towards explaining agile software development, 2012.

França, A. C. C., Araújo, A. C. M. L., Silva, F. B. Q. Motivation of software engineers: A qualitative case study of a research and development organisation. 6th International Workshop on Cooperative and Human Aspects of Software Engineering. IEEE, San Francisco, 9–16, 2013.

Merriam, S. B., Tisdell, E. J. Qualitative research: A guide to design and implementation. John Wiley & Sons, San Francisco, 2015.

Strauss, A., & Corbin, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. (Tradução Luciane de Oliveira da Rocha). 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 288, 2008.
Publicado
25/09/2019
Como Citar

Selecione um Formato
NETTO, Dorgival; DE HOLANDA, Ana; NEVES, Flavio; ROCHA, Cloves; BASTOS, Helena. O Impacto da Utilização da Ferramenta Pivotal Tracker para Monitoração de Desempenho em Times Ágeis de Desenvolvimento de Software. In: WORKSHOP DE VISUALIZAÇÃO, EVOLUÇÃO E MANUTENÇÃO DE SOFTWARE (VEM), 1. , 2019, Salvador. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 74-81. DOI: https://doi.org/10.5753/vem.2019.7588.