Aspectos Humanos e Sociais no Ambiente de Aprendizagem de Música para Cegos no Brasil

  • Sara Elene Lobato dos Remedios Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Simone Bacellar Leal Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo


As pessoas com deficiência no Brasil convivem diariamente com a dificuldade da garantia de direitos, especialmente em temas como mobilidade urbana, saúde e educação. Apesar dessas dificuldades, os avanços no campo da educação inclusiva são evidentes, e uma das motivações para essa mudança de patamar são as tecnologias assistivas. No ensino de música, essas tecnologias trouxeram inúmeros benefícios, entretanto os diferentes métodos de ensino e as abordagens existentes podem não abranger o grupo de pessoas com deficiência visual em sua totalidade. O presente trabalho tem como objetivo apresentar aspectos humanos e sociais relevantes para o debate sobre a inserção de tecnologias digitais no ensino de música para pessoas com deficiência visual.
Palavras-chave: acessibilidade, deficiência visual, cegos, educação musical, acessibilidade na educação musical, tecnologias educacionais

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Publicado
17/10/2022
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DOS REMEDIOS, Sara Elene Lobato; FERREIRA, Simone Bacellar Leal. Aspectos Humanos e Sociais no Ambiente de Aprendizagem de Música para Cegos no Brasil. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 13. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 16-23. ISSN 2596-0296. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2022.226630.