Aná́lise do Mecanismo de Incentivo Prefeitura em Locais do Foursquare-Swarm

  • William de Oliveira Souza UTFPR
  • Vinícius F. S. Mota UFES
  • Thiago H. Silva UTFPR

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo sobre o mecanismo de incentivo prefei- tura utilizado no Foursquare-Swarm. Prefeito e ́ o usua ́rio que mais realizou check- ins1 nos u ́ltimos trinta dias em um determinado local. Atrave ́s de um monitoramento automa ́tico temporal, estudamos como ocorrem as alternaˆncias e disputa de prefeitos nos locais. Foram coletados dados de centenas de locais em Curitiba (Brasil) e Chi- cago (Estados Unidos). Identificamos, por exemplo, que grandes redes americanas de alimentac ̧a ̃o podem influenciar mais significativamente a disputa por prefeitura em Curitiba. Este estudo fornece um melhor entendimento do mecanismo de incen- tivo prefeitura, ajudando a determinar locais em que o mesmo e ́ vantajoso. Isso pode auxiliar no aprimoramento do engajamento de usua ́rios em sistemas da web social.

Palavras-chave: Mecanismo de incentivo, Foursquare-Swarm, Análise

Referências

Cramer, H., Rost, M., and Holmquist, L. E. (2011). Performing a check-in: Emerging practices, norms and ’conflicts’ in location-sharing using foursquare. In Proc. of MobileHCI ’11, pages 57–66, New York, NY, USA. ACM.
Lin, S., Xie, R., Xie, Q., Zhao, H., and Chen, Y. (2017). Understanding user activity patterns of the swarm app: A data-driven study. In Proc. of UbiComp ’17, pages 125–128, New York, NY, USA. ACM.
Lindqvist, J., Cranshaw, J., Wiese, J., Hong, J., and Zimmerman, J. (2011). I’m the mayor of my house: Examining why people use foursquare - a social-driven location sharing application. In Proc. of CHI ’11, pages 2409–2418, New York, NY, USA. ACM.
Mueller, W., Silva, T. H., Almeida, J. M., and Loureiro, A. A. (2017). Gender matters! analy- zing global cultural gender preferences for venues using social sensing. EPJ Data Science, 6(1):5.
Neves, Y. C. B., Sindeaux, M. P., Souza, W., Kozievitch, N. P., Loureiro, A. A., and Silva, T. H. (2016). Study of google popularity times series for commercial establishments of curitiba and chicago. In Proc. of Webmedia ’16, pages 303–310, New York, NY, USA. ACM.
Pontes, T., Vasconcelos, M., Almeida, J., Kumaraguru, P., and Almeida, V. (2012). We know where you live: Privacy characterization of foursquare behavior. In Proc. of UbiComp ’12 (Workshops), pages 898–905, Pittsburgh, Pennsylvania. ACM.
Quercia, D., Schifanella, R., and Aiello, L. M. (2014). The shortest path to happiness: Recom- mending beautiful, quiet, and happy routes in the city. In Proc. of HT ’14, pages 116–125, New York, NY, USA. ACM.
Santos, F. A., Silva, T. H., Braun, T., Loureiro, A. A. F., and Villas, L. A. (2017). Towards a sustainable people-centric sensing. In Proc. of ICC, pages 1–6.
Silva, T. H., Celes, C., andVincius Mota, J., Cunha, F., Ferreira, A., Ribeiro, A., de Melo, P., Almeida, J., and Loureiro, A. (2016). Users in the urban sensing process: challenges and research opportunities. Pervasive Computing: Next Generation Platforms for Intelligent Data Collection, Academic Press, pages 45–95.
Venerandi, A., Quattrone, G., Capra, L., Quercia, D., and Saez-Trumper, D. (2015). Measu- ring urban deprivation from user generated content. In Proc. of CSCW’15, pages 254–264, Vancouver, Canada. ACM.
Wang, L., Gunasti, K., Gopal, R., Shankar, R., and Pancras, J. (2017). The impact of gami- fication on word-of-mouth effectiveness: Evidence from foursquare. In Proc. of HICSS, Waikoloa Beach, EUA.
Publicado
21/10/2019
DE OLIVEIRA SOUZA , William; MOTA, Vinícius F. S.; SILVA , Thiago H.. Aná́lise do Mecanismo de Incentivo Prefeitura em Locais do Foursquare-Swarm. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 10. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 11-20. ISSN 2596-0296. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2019.7672.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)