Uma Análise das Respostas Abertas da Avaliação Docente em Disciplinas de Ensino de Lógica e Fundamentos de Programação

  • Emanuel Coutinho UFC
  • Leonardo Moreira UFC
  • Maurício Neto UFC

Resumo


Uma disciplina de programação para iniciantes normalmente inclui conceitos de lógica e fundamentos de programação, sendo um desafio tanto para discentes quanto para docentes. Processos de ensino, aprendizagem e avaliação em programação têm sido motivo de diversas discussões na literatura. Além dos aspectos técnicos necessários ao aprendizado de programação, há também aspectos sociais e humanos que impactam no aprendizado, como comunicação, motivação e perfil. Este artigo visa analisar respostas abertas obtidas da avaliação docente realizada pelos alunos para turmas de programação em um curso de graduação. Como consequência dessa análise, um mapa conceitual foi gerado, identificando grandes categorias de comentários dos alunos.

Palavras-chave: Programação, lógica de programação, avaliação docente, didática

Referências

Amaral, E., Camargo, A., Gomes, M., Richa, C., e Becker, L. (2017). Algo+ uma ferramenta para o apoio ao ensino de algoritmos e programacao para alunos iniciantes. In VI Congresso Brasileiro de Informatica na Educacao (CBIE).

Bardin, L. (2011). Analise de conteudo. Sao Paulo: Edicoes 70.

Chang, C. e Lee, R. (1973). Symbolic Logic and Mechanical Theorem Proving. Nova Iorque: Academic Press.

Cormen, T. H., Leiserson, C. E., Rivest, R. L., e Stein, C. (2001). Introduction to Algo- rithms. 2 ed. Nova Iorque: McGraw-Hill.

Coutinho, E. F., Bonates, M. F., e Moreira, L. O. (2018). Relato sobre o uso de uma ferramenta de desenvolvimento de jogos para o ensino introdutorio de logica de programacao. In IVWorkshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programacao (WAlgProg).

Coutinho, E. F., de Lima, E. T., e Santos, C. C. (2017). Um panorama sobre o desempenho de uma disciplina inicial de programacao em um curso de graduacao. Revista Tecnologias na Educacao, 19(9).

Coutinho, E. F., Gomes, G. A. M., e Leite, A. J. M. (2016). Applying design thinking in disciplines of systems development. In 2016 8th Euro American Conference on Telematics and Information Systems (EATIS), pages 1–8.

de Oliveira, B. P., Balan, G. R., Leitao, P. R. M. B., e Coutinho, E. F. (2017). Identificação e discussão de problemas nas disciplinas iniciais de programação do curso de graduação sistemas e mídias digitais. Revista Sistemas e Mídias Digitais (RSMD), 2(1).

Farrell, J. (2015). Programming Logic and Design. 8 ed. Stamford: Cengage.

Ferreira, A. C., Santos, J., Silva, R., Oliveira, A. T. R., Zabot, D., Abdalla, D., e Matos, E. (2016). Hello world: relato de experiencia de um curso de iniciacao a programacao. In II Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programacao (WAlgProg), pages 1306–1315. SBC.

Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Sao Paulo: Atlas.

Lopes, M. C. e Kopsch, H. K. (2018). Furbot-web: Umas plataforma adaptativa para o ensino de programacao. Revista Tecnologias na Educacao (TECEDU), 10(25).

Marinho, C. S. S., Moreira, L. O., Coutinho, E. F., Paillard, G. A. L., e Neto, E. T. L. (2016). Experiencias no uso da metodologia coding dojo nas disciplinas basicas de programacao de computadores em um curso interdisciplinar do ensino superior. In II Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programacao (WAlgProg), pages 1097–1106. SBC.

Meira, M. C., Lima, M. S. S., e Borges, M. A. F. (2016). Torneios baseados em robocode para incentivar jovens a aprender programacao. In Anais dos Workshops do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computacao (CSBC 2016), Workshop sobre Educacao em Computacao (WEI).

Mora, M. C. e Giraffa, L. M. M. (2013). Evasao na disciplina de algoritmo e programacao: Um estudo a partir dos fatores intervenientes na perspectiva do aluno. In Tercera Conferencia sobre el Abandono en la Educacion Superior (III CLABES).

Puga, Sandra; Rissetti, G. (2003). Logica de Programacao e Estruturas de Dados - Com Aplicacoes em Java. 1. ed. Sao Paulo: Pearson Prentice Hall.

Ribas, E., Bianco, G. D., e Lahm, R. A. (2016). Um curso de programacao a distancia com metodologias ativas e analise de aprendizagem por metricas de software. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educacao, 14(2).

Sebesta, R. W. (2012). Concepts ofProgramming Languages. 10 ed. Boston: Pearson.

Wang, M. A. e Prado, E. P. V. (2015). Revisao sistematica sobre alfabetizacao computa- cional. In XI Simposio Brasileiro de Sistemas de Informacao (SBSI).

Zanetti, H. A. P. e Oliveira, L. C. V. (2015). Pratica de ensino de programacao de compu tadores com robotica pedagogica e aplicacao de pensamento computacional. In Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informatica na Educacao (CBIE 2015).
Publicado
04/07/2019
COUTINHO, Emanuel; MOREIRA, Leonardo ; NETO, Maurício . Uma Análise das Respostas Abertas da Avaliação Docente em Disciplinas de Ensino de Lógica e Fundamentos de Programação. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS SOCIAIS, HUMANOS E ECONÔMICOS DE SOFTWARE (WASHES), 4. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1-10. ISSN 2763-874X. DOI: https://doi.org/10.5753/washes.2019.6404.