Compreendendo a Evasão em uma Década no Curso Sistemas de Informação à luz de fatores humanos e sociais

  • Juliana Saraiva UFPB
  • Vanessa Dantas UFPB
  • Amanda Rodrigues UFPB

Resumo


Os altos ı́ndices de evasão na graduação vêm demandando pesquisas para tentar entender e mitigar os problemas que acarretam este fenômeno. Mesmo com programas de facilitação ao acesso à educação, como REUNI, a taxa de cancelamentos de matrı́culas ainda é crescente, inclusive em cursos que oferecem alta empregabilidade, a citar o curso de Sistemas de Informação (SI). Assim, este trabalho investigou a evasão sob a perspectiva de fatores humanos e sociais, no curso de SI de uma universidade federal, implantado fora do contexto metropolitano. Um survey foi aplicado com evadidos, obtendo-se 54 respostas, que indica a falta de polı́ticas públicas e internas referentes a auxı́lios financeiros aos estudantes como uma das maiores causas de evasão.

Palavras-chave: Evasão, Curso de Sistemas de Informação, Aspectos Humanos e Sociais

Referências

Berardi, R. C. G. and Bim, S. A. (2017). A crise de identidade dos cursos de sistemas de informação é percebida “além-muros” das universidades no sul do brasil? iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 10(4):24–44.

Coutinho, E., Bezerra, J., Bezerra, C. I. M., and Moreira, L. O. (2018). Uma análise da evasão em cursos de graduação apoiado por métricas e visualização de dados. In Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação (SBIE’2018).

da S. Junior, L. R. and Vaz, N. A. P. (2017). Mineração de dados aplicada ao estudo da relação entre as reprovações nas disciplinas de lógica de programação e a evasão no curso de sistemas de informação. In Simpósio Unificados dos Cursos de Sistemas de Informação da UEG.

Damasceno, I. and Carneiro, M. (2018). Panorama da evasão no curso de sistemas de informação da universidade federal de uberlândia: Um estudo preliminar. In Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação (SBIE’2018).

Digiampietri, L. A., Lauretto, M. S., and Nakano, F. (2016a). Estratégia de análise quanti- tativa para revisão de pré-requisitos em uma matriz curricular do curso de bacharelado em sistemas de informação. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 9(2).

Digiampietri, L. A., Nakano, F., and Lauretto, M. (2016b). Mineração de dados para identificação de alunos com alto risco de evasão: Um estudo de caso. Revista De Graduação USP, 1(1):17–23.

do Estudante, G. (2018). Sistemas de informação.

Garcia, L., Antunes, F., Lara, D., Riberio, C. P., and Miranda, C. C. (2017). Análise da evasão no ensino superior e suas motivações: Um estudo de caso em um curso de siste- mas de informação. In Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação (SBIE’2017).

Manhães, L. M. B., da Cruz, S. M. S., Costa, R. J. M., Zavaleta, J., and Zimbrão, G. Z. (2012). Identificação dos fatores que influenciam a evasão em cursos de graduação através de sistemas baseados em mineração de dados: Uma abordagem quantitativa. In Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação (SBIE’2012).

Romer, R. (2013). Guia de cursos de ti: saiba qual é o mais indicado para você.

Silva Filho, R. L. L., Motejunas, P. R., Hipólito, O., and Lobo, M. B. C. M. (2007). A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, 37(132):17–23.

Soecki, A. N., da Silva, A. Z., Sanches, S., Silva, H. N., de Almeida, A. P. F., de Souza, T. S. S., Agnoletto, E., and Rodrigues, R. C. (2018). Evasão no ensino superior. Revista Nativa, 7(1).

Stol, K., Ralph, P., and Fitzgerald, B. (2016). Grounded theory in software engineering research: A critical review and guidelines. In 2016 IEEE/ACM 38th International Conference on Software Engineering (ICSE), pages 120–131.

Tomlinson, M. (2012). Graduate employability: A review of conceptual and empirical themes. Higher Education Policy, 25(4):407–431.

UOL (2018). Os 10 cursos com maior empregabilidade.

Zanato, K. S., Ventura, T. M., and Riberio, J. M. (2018). Análise da evasão de alunos da área de tecnologia da informação por meio de um banco de dados orientado a grafos. Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, 1(8).
Publicado
04/07/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SARAIVA, Juliana; DANTAS, Vanessa ; RODRIGUES, Amanda . Compreendendo a Evasão em uma Década no Curso Sistemas de Informação à luz de fatores humanos e sociais. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS SOCIAIS, HUMANOS E ECONÔMICOS DE SOFTWARE (WASHES), 4. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 21-30. ISSN 2763-874X. DOI: https://doi.org/10.5753/washes.2019.6406.