Edubi-Mobile: aplicação mobile para aprendizagem ubíqua e informal

  • Bruno de S. Monteiro UFERSA
  • Raul C. Pinheiro UFERSA
  • Francisco de A. Lobo Neto UFERSA
  • Ivanildo A. da Silva Júnior UFERSA
  • Ramiro de V. dos Santos Júnior UFERSA
  • José E. G. da Silva UFERSA
  • Francisco M. Mendes Neto UFERSA
  • Alex Sandro Gomes UFPE

Resumo


Apesar da popularização dos smartphones, aplicativos e redes sociais, os cursos de formação continuam, na maior parte, utilizando métodos formais e as tecnologias adotadas são aquelas definidas pela instituição, ignorando as práticas dos estudantes fora da sala de aula. Nesse sentido, de modo a compatibilizar as necessidades dos professores e o contexto dos estudantes, este trabalho apresenta uma rede social, para dispositivos móveis, com o intuito de permitir a comunicação e criação de conteúdo de forma horizontal e introduz recursos de gamificação e geolocalização com o objetivo de incentivar práticas lúdicas, informais e contextualizadas fora da sala de aula. Por fim, apresenta os resultados de duas sessões de validação de usabilidade.

Palavras-chave: Aprendizagem ubíqua, Aprendizagem informal, Aplicativo móvel

Referências

Android Developer (2019) About the platform. Versões da plataforma. Disponível em: <https://developer.android.com/about/dashboards>. Acesso em: 20 jun. 2019.

Antonello, C. S. (2004) “As formas de aprendizagem utilizadas por gestores no desenvolvimento de competências”. ENANPAD. Curitiba.

Bezerra, Sidney Danilo Firmino (2018). “Sistema de Recomendação Ubíquo Integrando Hipermídias Baseadas em Ontologias para Ambientes de Aprendizagem”. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Carlos, Danilo Gomes (2018). “Um Componente de Integração entre Sistemas de Gestão da Aprendizagem e um Ambiente de Aprendizagem Ubíqua Baseado em Web Services e Ontologia”. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

CGI.BR EDUC (2017) TIC Educação 2017 - Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Disponível em: <www.cetic.br/pesquisa/educacao/publicacoes>. Acesso em: 20 jun. 2019.

DAVIS, F. D. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS quarterly, JSTOR, p. 319–340, 1989.

Deterding, Sebastian et al. (2011) “Gamification. using game-design elements in non-gaming contexts”. Proceedings of the 2011 annual conference extended abstracts on Human factors in computing systems. ACM. p. 2425-2428.

Dey, Anind K. et al. (2011) “Getting closer: an empirical investigation of the proximity of user to their smartphones”. Proceedings of the 13th international conference on Ubiquitous computing. ACM. p. 163-172.

Kantar (2018) Smartphone OS market share. Kantar Group. Disponível em: <www.kantarworldpanel.com/smartphone-os-market-share>. Acesso em: 20 jun. 2019.

Monteiro, Bruno de Sousa. (2015) “Ambiente de Aprendizado Ubíquo Youubi: Design e Avaliação”. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Pernambuco.

Norman, Donald A.; Draper, Stephen W. (1986) “User centered system design: New perspectives on human-computer interaction”. CRC Press.

Osterwalder, Alexander et al. (2014) Value proposition design: How to create products and services customers want. John Wiley & Sons.

Patrício, M. R.; Gonçalves, V. M. B. (2010) Utilização Educativa do Facebook no Ensino Superior. I Conference Learning and Teaching in Higher Education. p. 1–15.

Rowe, Peter G. (1987) “Design thinking”. MIT press.

Saccol, A.; Schlemmer, E.; Barbosa, J. (2011) “M-Learning e U-Learning: Novas Perspectivas da Aprendizagem Móvel e Ubíqua”. Pearson. São Paulo.

Santaella, L. (2010) “A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal?”. Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP, p. 17–22.

Traxler, J. (2010) “Current state of Mobile Learning”. In: ALLY, M. (Org.). Mobile learning: transforming the delivery of education and training. Athabasca University.
Publicado
20/10/2019
MONTEIRO, Bruno de S.; PINHEIRO, Raul C.; LOBO NETO, Francisco de A.; SILVA JÚNIOR, Ivanildo A. da; SANTOS JÚNIOR, Ramiro de V. dos; SILVA, José E. G. da; MENDES NETO, Francisco M.; GOMES, Alex Sandro. Edubi-Mobile: aplicação mobile para aprendizagem ubíqua e informal. In: WORKSHOP ON ADVANCED VIRTUAL ENVIRONMENTS AND EDUCATION (WAVE), 2. , 2019, Poços de Caldas/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 22-29. DOI: https://doi.org/10.5753/wave.2019.22.