Aprendendo Lean Startup por meio de uma Educação 4.0 de forma colaborativa, com processos do Design Thinking

  • Cleonice Weber de Souza Oliveira UFF
  • Daniel de Souza Cavalcanti UNIRIO
  • Nelson Coelho Junior UPM
  • Márcia Maximiano da Silva UFF
  • Gustavo de Oliveira Andrade IFRJ

Resumo

O presente artigo propõe mostrar na prática de ensino colaborativo uma metodologia ágil, baseada em Lean Startup, com a finalidade de descrever os processos do Design Thinking , na construção de um produto mínimo viável (MVP). A pesquisa caracteriza como relato de experiência, conduzindo o desenvolvimento de uma Startup e os processos de sua elaboração. A execução deste projeto foi fundamentada em educação 4.0 que está relacionada à quarta revolução industrial que se caracteriza como a revolução da internet, da digitalização e da Internet das Coisas (IoT). Os resultados preliminares demonstram que é possível utilizar os processos de Design Thinking , facilitando o processo de uma Startup em uma metodologia ágil.

Referências

BERNARSKI, E. L. F., ZYCH, A. C., Aprendizagem colaborativa aplicada numa sala de recursos. 2018. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2052-8.pdf. Acessado em 23 de julho de 2019.

BLANK, S., DORF, B. Startup: Manual do Empreendedor: O guia passo a passo para construir uma grande empresa - Editora Alta Books - Rio de Janeiro – 2014.

FILHO, D. L. B.: Experiências com desenvolvimento ágil. Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (Dissertação de Mestrado). 2008.

GAROFALO, D., Educação 4.0: O que devemos esperar - 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/9717/educacao-40-o-que-devemos-esperar. Acessado em: 21 de junho de 2019.

HOBSBAWM, E. J., A Era das Revoluções 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012, p. 59.

MARTINS, E. A. A., Estratégias de Inovação de Inovação para o Desenvolvimento de Mercados: UM ESTUDO EM STARTUPS - 2018.. Disponível em: [link]. Acessado em 20 de junho de 2019.

PEREIRA, F. A., Fatores condicionantes ao sucesso de Startups - 2017. Disponível em: [link]. Acessado em 18 de junho de 2019.

PEREIRA, P., TORREÃO, P., MARÇAL, A. S., Entendendo Scrum para Gerenciar Projetos de Forma Ágil. Disponível em: [link]. Acessado em 24 de junho de 2019.

REIS, E., A Startup Enxuta – 1° Edição – Editora Lua de Papel - 2012.

FORBES. 90% Of Startups Fail: Here's What You Need To Know About The 10%. Disponível em: [link]. Acessado em: 20/08/2019.

SCHWABER, K., SUTHERLAND, J., Um guia definitivo para o Scrum: as regras do jogo. Scrum Org. 2013. Disponível em: [link]. Acessado em 24 junho de 2019.

SILVA, M.J.V.et al.Design Thinking : inovação em negócios.Rio de Janeiro:MJV Press, 2012. 162p.

SLACK, N.., Administração da Produção. 3 ed – São Paulo: Atlas. 2009.

VIANNA, M., VIANNA,Y., ADLER, I., K.. LUCENA, B., RUSSO, B., Design Thinking - Inovação em negócios. 1º ed. Rio de Janeiro: MJV Press. 2012. Disponível em: [link]. Acessado em 18 de maio de 2019.

VASCONCELOS, M. A. M.; ALONSO, K. M., Sobre o significado de aprendizagem colaborativa e tecnologias da informação e comunicação. In: Seminário de Educação 2008: 20 anos de pós-graduação em educação: avaliação e perspectivas, Cuiabá, 2008.
Publicado
2019-10-20
Como Citar
OLIVEIRA, Cleonice Weber de Souza et al. Aprendendo Lean Startup por meio de uma Educação 4.0 de forma colaborativa, com processos do Design Thinking. Anais do Workshop on Advanced Virtual Environments and Education (WAVE), [S.l.], p. 37-47, out. 2019. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/wave/article/view/17639>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/wave.2019.37.