Aprendendo Lean Startup por meio de uma Educação 4.0 de forma colaborativa, com processos do Design Thinking

  • Cleonice Weber de Souza Oliveira UFF
  • Daniel de Souza Cavalcanti UNIRIO
  • Nelson Coelho Junior UPM
  • Márcia Maximiano da Silva UFF
  • Gustavo de Oliveira Andrade IFRJ

Resumo


O presente artigo propõe mostrar na prática de ensino colaborativo uma metodologia ágil, baseada em Lean Startup, com a finalidade de descrever os processos do Design Thinking , na construção de um produto mínimo viável (MVP). A pesquisa caracteriza como relato de experiência, conduzindo o desenvolvimento de uma Startup e os processos de sua elaboração. A execução deste projeto foi fundamentada em educação 4.0 que está relacionada à quarta revolução industrial que se caracteriza como a revolução da internet, da digitalização e da Internet das Coisas (IoT). Os resultados preliminares demonstram que é possível utilizar os processos de Design Thinking , facilitando o processo de uma Startup em uma metodologia ágil.

Palavras-chave: Lean Startup, Educação 4.0, Aprendizagem colaborativa, Design Thinking

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Publicado
20/10/2019
OLIVEIRA, Cleonice Weber de Souza; CAVALCANTI, Daniel de Souza; COELHO JUNIOR, Nelson; SILVA, Márcia Maximiano da; ANDRADE, Gustavo de Oliveira. Aprendendo Lean Startup por meio de uma Educação 4.0 de forma colaborativa, com processos do Design Thinking. In: WORKSHOP ON ADVANCED VIRTUAL ENVIRONMENTS AND EDUCATION (WAVE), 2. , 2019, Poços de Caldas/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 37-47. DOI: https://doi.org/10.5753/wave.2019.37.