Collaborative Strategies for Professional Development of High School Teachers: Groupware Co-Design for Learning Experience Design

  • Leandro Marques Queiros UFPE
  • Alex Sandro Gomes UFPE
  • Francisco Kelsen de Oliveira IF Sertão-PE

Resumo


O planejamento educacional e, consequentemente, a produção de materiais educativos são considerados essenciais para os professores. Esses artefatos são comumente adaptados; no entanto, por fatores ainda a serem investigados, são usados improvisados, ou simplesmente copiados e colados no planejamento utilizado no ano anterior para cumprir um padrão escolar. O presente trabalho visa contribuir para uma melhor compreensão das práticas de planejamento dos professores, para influenciar o design da experiência de aprendizagem apoiada pelo groupware para ser integrado na pratica de ensino, afim de promover o desenvolvimento profissional.

Palavras-chave: Groupware, Co-Design, Learning Experience, High School Teachers, Professional Development

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Publicado
20/10/2019
QUEIROS, Leandro Marques; GOMES, Alex Sandro; OLIVEIRA, Francisco Kelsen de. Collaborative Strategies for Professional Development of High School Teachers: Groupware Co-Design for Learning Experience Design. In: WORKSHOP ON ADVANCED VIRTUAL ENVIRONMENTS AND EDUCATION (WAVE), 2. , 2019, Poços de Caldas/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 9-12. DOI: https://doi.org/10.5753/wave.2019.9.