Uma Heurística Híbrida para o Problema de Roteamento de Viaturas Policiais em Grandes Centros Urbanos

  • Raphael Leardini UFF
  • Eduardo Canellas UFF
  • Bruno Sá UFF
  • Wagner Santos UFF / PMERJ
  • Yuri Frota UFF
  • Daniel de Oliveira UFF
  • Isabel Rosseti UFF

Resumo


Neste artigo uma heurística híbrida, baseada na metaheurística Iterated Local Search, com busca local Variable Neighborhood Descent, é proposta para resolver, de maneira aproximada, um problema de otimização relacionado ao Roteamento de Viaturas Policiais em Grandes Centros Urbanos (RVP-Urb), onde o principal objetivo é diminuir o risco de áreas com alta taxa de criminalidade, reduzindo a violência nas cidades.
Palavras-chave: otimização, roteamento, cidades inteligentes

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Publicado
31/07/2022
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LEARDINI, Raphael; CANELLAS, Eduardo; SÁ, Bruno; SANTOS, Wagner; FROTA, Yuri; OLIVEIRA, Daniel de; ROSSETI, Isabel. Uma Heurística Híbrida para o Problema de Roteamento de Viaturas Policiais em Grandes Centros Urbanos. In: WORKSHOP BRASILEIRO DE CIDADES INTELIGENTES (WBCI), 3. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 13-24. DOI: https://doi.org/10.5753/wbci.2022.222491.