Analisador do crescimento e reconstrução da idade do Calamar Argentino
Resumo
O calamar argentino possui importante valor econômico grande relevância para a pescaria do Sul do Brasil. A fim de se implantar medidas de manejo pesqueiro aos estoques deste recurso, é necessário o estudo das relações entre os atributos biológicos de suas populações, à variabilidade ambiental destas populações ao longo do seu ciclo de vida, e a determinação da idade e reconstrução do crescimento dos indivíduos através da análise do gladius e do estatólito, a qual é feita com auxílio de vários softwares estatísticos, havendo a necessidade de realizar cada parte da análise em um software diferente. Sendo assim, este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema que contempla todas as análises, bem como os relatórios necessários, tendo como base a análise do gladius e do estatólito.
Referências
Brunetti, N.E., Ivanovic, M.L., Elena, B. (1998) “Calamares omastrefídos (CEPHALOPODA: OMMASTREPHIDAE)”. In: El mar argentino y sus recursos pesqueros. Tomo 2. Los moluscos de interés pesquero. Cultivos y estratégias reproductivas de bivalvos y equinoideos. E.E. Boschi (Ed.), p. 37-68.
Coelho, M.L. (1985) “Review of influence of zoographic factors on cephalopod disrtribution and life cycles”. NAFO Scientific Council Studies, v. 9, p. 47-57.
O’Dor, R. K. (1998) “Can understanding squid life-history strategies and recruitment improve management?” In: PAYNE, A. I. L., LIPINSKI, M. R., CLARKE, M. R., ROELEVELD, M. A. C. (Eds.), Cephalopod Biodiversity, Ecology and Evolution. South African Journal of Marine Science, v. 20, p. 193-206.
Schroeder, R. (2006) “O estudo do crescimento do calamar-argentino, Illex argentinus (Cephalopoda: Ommastrephidae), no Sudeste e Sul do Brasil a partir da estrutura da concha interna, o gladius”. Itajaí, 2006. 67 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Oceanografia) – Setor de Ciências Exatas. Universidade do Vale do Itajaí.
Schwarz, R. (2006) “Utilização da microestrutura do estatólito para determinação de idade e estudos de crescimento de Illex argentinus no Sudeste-Sul do Brasil”. Itajaí, 2006. 47 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Oceanografia) – Setor de Ciências Exatas. Universidade do Vale do Itajaí.
Zar, J.H. (1984). “Bioestatistical analysis”. 2nd ed. New Jersey: Prentice-Hall Inc. 718p.
