Sistema de apoio à previsão de déficit hídrico para cisternas rurais
Resumo
Este artigo apresentada uma ferramenta computacional para previsão de déficit hídrico para sistemas rurais de captação de água. O método de geração de resultados é baseado num algoritmo de balanço hídrico que executa uma simulação para o comportamento dos sistemas de captação de acordo com valores de entrada definidos. A execução de tais simulações é facilitada pelo uso de grids computacionais. Esse software pode ser utilizado por órgãos públicos ou organizações não governamentais para obter informações detalhadas sobre os recursos hídricos disponíveis ou a demanda de captação de água de chuva em escala regional, facilitando melhores decisões a respeito do desenvolvimento sustentável.
Referências
Nóbrega, R. L. B., Queiroz, M. J. S., Maia, L. F., Galvão, C. O. (2005) InfoChuva: uma ferramenta computacional de avaliação de riscos de desabastecimento de sistemas de captação de água de chuva. VI Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva, 2007, Belo Horizonte.
Araújo E., W. Cirne, G. Wagner, N. Oliveira, E. P. Souza, C. O. Galvão, E. S. Martins. (2005) The SegHidro Experience: Using the Grid to Empower a Hydro-Meteorological Scientific Network. Anais do First IEEE e-Science and Grid Computing Conference, Melbourne, Australia.
