Recuperação de informação contextualizada em portais do Governo Federal com base no conteúdo da Lista de Assuntos do Governo

  • Fabrício J. Barth Atech
  • Antonio Pedro Timoszczuk Atech

Resumo


Este artigo propõe a utilização de um sistema de recuperação de informação que expande as consultas do usuário de acordo com o conteúdo da Lista de Assuntos do Governo (LAG). O objetivo deste sistema é permitir uma recuperação de informação mais eficiente nos portais do Governo Federal. Para alcançar este objetivo é proposto: (i) a exploração do uso da estrutura da LAG na apresentação dos documentos recuperados; (ii) a utilização de um WIKI como ferramenta para a edição colaborativa da LAG via Web; e, (iii) um processo para a manutenção da LAG, envolvendo um ciclo de vida das versões com fases para edição colaborativa, aprovação do grupo de trabalho do governo e transferência do conteúdo da LAG para o sistema de recuperação de informação utilizado nos portais.
Palavras-chave: Recuperação de informação, Vocabulário para assuntos de governo
Publicado
20/07/2009
Como Citar

Selecione um Formato
BARTH, Fabrício J.; TIMOSZCZUK, Antonio Pedro. Recuperação de informação contextualizada em portais do Governo Federal com base no conteúdo da Lista de Assuntos do Governo. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA EM GOVERNO ELETRÔNICO (WCGE), 1. , 2009, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009 . p. 30-39. ISSN 2763-8723.