Chatbots na Educação a Distância: um estudo de caso no suporte ao cursista

  • Juliano Bittencourt HardFun Studios
  • José P. S. Simão HardFun Studios / Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sandra A. A. Maria HardFun Studios
  • Vinícius C. Ferreira HardFun Studios
  • Gabriela Koen HardFun Studios

Resumo


Este estudo investigou o impacto da implementação de um chatbot em uma iniciativa de Educação a Distância (EAD) voltada para a formação de professores. A pesquisa utilizou a metodologia de estudo de caso, analisando quantitativamente e qualitativamente os efeitos da transição de um atendimento 100% humano para um modelo híbrido (chatbot + humanos). Os resultados mostraram uma redução significativa no número de tickets abertos por inscrição e por formação após a introdução do chatbot. A conclusão destaca que o chatbot trouxe maior agilidade no atendimento e permitiu que a equipe humana focasse em questões mais complexas, contribuindo para a melhoria da experiência do usuário.

Palavras-chave: Chatbot, EAD, Suporte

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Publicado
04/11/2024
BITTENCOURT, Juliano; SIMÃO, José P. S.; MARIA, Sandra A. A.; FERREIRA, Vinícius C.; KOEN, Gabriela. Chatbots na Educação a Distância: um estudo de caso no suporte ao cursista. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO (WEADEH), 2. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 39-48. DOI: https://doi.org/10.5753/weadeh.2024.245610.