Cacuriá - Authoring Tool for Multimedia Learning Objects

  • André Luiz Brandao de Damasceno UFMA
  • Rosendy Jess Galabo UFMA
  • Carlos de Salles Soares Neto UFMA

Resumo


O uso de recursos multimídia durante as aulas é cada vez mais comum, tornando o processo de aprendizagem mais participativo e interativo. Objetos de aprendizagem (OAs) são entidades, digitais ou não, que podem ser utilizadas, reutilizadas ou referenciadas durante o ensino. A autoria multimídia de OAs ainda é um processo complexo e demorado. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de design participativo usado na construção da Cacuriá, uma ferramenta que permite a professores e tutores a criação e compartilhamento de vídeos enriquecidos com conteúdo multimídia interativo. A interface do Cacuriá foi desenvolvida usando técnicas de design participativo, incluindo Grupo de Foco, Card Sorting e Prototipagem em Papel seguidas de um aprimoramento do design de interface. O artigo descreve, também, a arquitetura de implementação da ferrramenta Cacuriá. Por último, um estudo de caso foi conduzido para apresentação de uma possibilidade de construção de OAs utilizando a ferramenta Cacuriá sem exigir que o usuário conheça conceitos prévios de programação.
Publicado
18/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
DAMASCENO, André Luiz Brandao de; GALABO, Rosendy Jess; NETO, Carlos de Salles Soares. Cacuriá - Authoring Tool for Multimedia Learning Objects. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB (WEBMEDIA), 20. , 2014, João Pessoa. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 59-66.