Uma Engenharia de Domínio Baseada em Padrões de Interação e no Modelo 3C de Colaboração para Redes Sociais de Compartilhamento na Web 2.0

  • Lucas Santos de Oliveira USP
  • Marco Aurélio Gerosa USP

Resumo


A Web 2.0 aumentou a possibilidade de socialização por meio de ferramentas para interação mediada por computador. Com isso surgiram muitos sistemas, desenvolvidos por meio de reimplementação e pouco reúso. Este cenário ilustra a necessidade de uma Engenharia de Domínio. Neste trabalho apresentamos uma engenharia do domínio para redes sociais de compartilhamento de objetos. Foi utilizada uma extensão da metodologia FODA com o modelo 3C de colaboração para classificar e padrões para interação mediada por comutador para descrever as características colaborativas identificadas. Para desenvolver os componentes, baseados nessas características, foi utilizada uma plataforma chamada Groupware Workbench. Foi realizada uma avaliação com desenvolvedores para verificar a adequação da abordagem utilizada.
Publicado
05/10/2010
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Lucas Santos de; GEROSA, Marco Aurélio. Uma Engenharia de Domínio Baseada em Padrões de Interação e no Modelo 3C de Colaboração para Redes Sociais de Compartilhamento na Web 2.0. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB (WEBMEDIA), 16. , 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 45-48.