A Inteligência Coletiva na Web: Uma Análise de Domínio para o Jornalismo Online

  • Straus Michalsky USP
  • Edith Zaida Sonco Mamani USP
  • Marco Aurélio Gerosa USP

Resumo


A colaboração é uma característica marcante da Web 2.0. Das interações entre as pessoas, emerge o que vem sendo chamado de inteligência coletiva. Este conceito vem ganhando notoriedade no meio acadêmico e no mercado e envolve a busca por conhecimento a partir do processamento da interação e da colaboração em larga escala que acontecem na Internet. O Jornalismo Online também explora os benefícios da Web 2.0 de forma a tirar proveito da Inteligência Coletiva. Não há um padrão e cada site de jornalismo explora essa característica de maneira própria. Neste trabalho apresentamos uma classificação da Inteligência Coletiva através da execução de uma análise de domínio utilizando a metodologia FODA baseada no modelo 3C de colaboração (comunicação, coordenação, cooperação). Foram encontradas 14 características sendo que a Busca, Atividades Recentes e Compartilhar são as mais recorrentes.
Publicado
05/10/2010
Como Citar

Selecione um Formato
MICHALSKY, Straus; MAMANI, Edith Zaida Sonco; GEROSA, Marco Aurélio. A Inteligência Coletiva na Web: Uma Análise de Domínio para o Jornalismo Online. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB (WEBMEDIA), 16. , 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 41-44.