Experimentação da técnica de narrativas OCC-RDD na prática. Um estudo de caso de uma aula no curso superior de ensino à computação.

  • Karina Buttignon PUC-SP
  • Ítalo Veja PUC-SP

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar na prática a técnica OCC-RDD (Objetivo, Contratempo e Catástrofe, Reação, Dilema e Decisão), discutida no Grupo de Estudos em Modelagem de Software (GEMS), vinculado ao Programa de Tecnologia da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. O trabalho apresenta os resultados de um estudo de caso de uma aula no curso de computação, usando os conceitos da técnicas OCC-RDD, demonstrando novas abordagens para aprendizagem computacional, usando narrativas OCC-RDD, podendo atacar as dificuldades cognitivas do estudante. Trata-se de uma etapa intermediaria de uma pesquisa de mestrado, que tem como objetivo específico desenvolver um ambiente de autorias para elaboração de histórias OCC-RDD.

Referências

BATES, J. ; MUNDAY, S. Trabalhando com Alunos Superdotados, Talentosos e com Altas Habilidades. São Paulo, SP: 1ª ed. Galpão, 2007.

BLOOM, B. S. Taxonomy of Educational Objectives. Book 1: Cognitive Domain. New York, NY: 2ª ed. Longman, 1984.

MCCRAE. R., JOHN P. O. An Introduction to the Five-Factor Model and Its Applications. National Institute on Aging. WBI – the Workplace Bullying Institute, 1991. Maio 2014.

PAZETO, T. A.. PRIETCH, S. S. Estudo sobre a Evasão em um Curso

de Licenciatura em Informática e Considerações para Melhorias. Anais do VIII Workshop de Educação e Informática Bahia- Alagoas, Sergipe- WEIBASE 2010, Maceió/AL. Ago de 2014.

PERRAUDEAU, M. Estratégias de aprendizagem: Como acompanhar os alunos na aquisição dos saberes. Artmed Editora, 2006. Porto Alegre, RS.

VEGA, I. S. – Anotações feitas, fundamentadas pelas discussões do Prof, Dr. Ítalo S. Vega na orientação deste trabalho de mestrado. PUC-TIDD. SP. Realizado dia 14 de agosto de 2014, 15:30hs.

Publicado
20/07/2015
BUTTIGNON, Karina; VEJA, Ítalo. Experimentação da técnica de narrativas OCC-RDD na prática. Um estudo de caso de uma aula no curso superior de ensino à computação.. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 1-10. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10216.