O Universo Lúdico da Programação de Computadores com Logo no Ensino Fundamental

  • Aline Sousa UFRA
  • Sivaldo Silva UFRA
  • Alberto Raiol UFRA
  • João Sarges UFRA
  • Fábio Bezerra UFRA

Resumo


Criar um programa de computador exige habilidades como a ordenação do pensamento, pensamento abstrato, resolução de problemas e racioc ínio lógico e matemático. Promover o contato de alunos do ensino fundamental com o universo da programação de computadores é uma oportunidade de estimular, de forma mais acelerada, o desenvolvimento dessas habilidades. Este artigo relata a experiência que alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas em Belém-PA tiveram com a programação de computadores. No caso, alunos do sétimo e oitavo anos assistiram aulas de Logo no ambiente KTurtle. Observamos que os alunos que tiveram contato com essa experiência melhoraram o desempenho na disciplina de matemática. Esperamos que relatos como os apresentados neste artigo estimulem a adoção da disciplina de programação de computadores na grade curricular de alunos do ensino fundamental.

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Publicado
20/07/2015
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SOUSA, Aline; SILVA, Sivaldo; RAIOL, Alberto; SARGES, João; BEZERRA, Fábio. O Universo Lúdico da Programação de Computadores com Logo no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 51-60. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10221.