Métodos Ágeis em um Núcleo de Práticas Acadêmico: Relato de Experiência

  • Camilo Almendra UFC
  • Regis Magalhães UFC
  • Carlos de Almeida UFC

Resumo


Há larga evidência da efetividade do uso de métodos ágeis no desenvolvimento profissional de software, sendo essencial sua incorporação na formação de egressos de cursos da área de Computação. No entanto, métodos ágeis exigem experiência e disciplina das equipes e sua adoção na universidade deve levar em conta a falta de maturidade e de experiência natural aos profissionais iniciantes. Esse relato apresenta a experiência do Núcleo de Práticas em Informática do Campus da UFC em Quixadá na adoção de práticas baseadas em métodos ágeis. As práticas relatadas neste trabalho demonstram que seu uso em ambientes acadêmicos trazem benefícios para a qualidade dos produtos e da formação dos alunos, porém devem ser adotadas e adaptadas de acordo com necessidades e restrições acadêmicas.

Referências

Cohen, N., Dann, W. (1995) “Using an internal internship to enhance computer science education in a two-year college”. In Proceedings of the 26th SIGCSE technical symposium on Computer science education (SIGCSE '95). ACM, New York, NY, USA, 44-47.

Begel, A., Simon, B. (2008, September). “Novice software developers, all over again”. In: Proceedings of the Fourth international Workshop on Computing Education Research (pp. 3-14). ACM.

Bunse, C., Feldmann, R. L., Dörr, J. (2004) “Agile methods in software engineering education”. In: Extreme Programming and Agile Processes in Software Engineering (pp. 284-293). Springer Berlin Heidelberg.

Duvall, P., Matyas, S., and Glover, A. (2007). “Continuous Integration: Improving Software Quality and Reducing Risk”. A Martin Fowler signature book. Addison-Wesley

Fowler, M. (2006). Continuous integration. http://martinfowler.com/articles/continuousIntegration.html. Acesso em : 25.3.2015.

Fox, A., Patterson, D. (2012) “Crossing the software education chasm”. In: Communications of ACM v. 55, n. 5, pp 44-49.

Goldman, A., Kon, F., Silva, P. J. S., Yoder, J. (2004) “Being extreme in the classroom: Experiences teaching XP”. In: Journal of the Brazilian Computer Society, vol. 10, no. 2, pp. 5-21.

Gonçalves, E.J.T., Bezerra, C.I.M., Almendra, C.C., Sampaio, A.L., Vasconcelos, D.R. (2013), “Núcleo de Práticas em Informática: Contribuindo para a Formação em Sistemas de Informação Através do Desenvolvimento de Projetos de Software”. In: Anais do WEI - XXI Workshop sobre Educação em Computação, Maceió, Brasil.

Kivi, J., Haydon, D., Hayes, J., Schneider, R. and Succi. G. (2000) “Extreme programming: a university team design experience.” In Electrical and Computer Engineering, 2000 Canadian Conference. IEEE

Melo, C.O., Santos, V.A., Corbucci, H., Katayama, E., Goldman, A., Kon, F. (2012). “Métodos ágeis no Brasil: estado da prática em times e organizações”. Relatório Técnico RT-MAC-2012-03. Departamento de Ciência da Computação. IME-USP.

Melo, C.O., Santos, V., Katayama, E., Corbucci, H., Prikladnicki, R., Goldman, A., Kon, F. (2013). “The evolution of agile software development in Brazil”. In: Journal of the Brazilian Computer Society, v. 19, n. 4, pp 523-552.

Schwaber, K., Sutherland, J. (2013), “Um guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo”. ScrumGuides.org.

Zagalsky, A., Feliciano, J., Storey, M.A., Zhao, Y. e Wang, W. (2015), “The Emergence of GitHub as a Collaborative Platform for Education”. In: Proceedings of the 18th ACM Conference on Computer Supported Cooperative Work & Social Computing (CSCW '15).

Publicado
20/07/2015
ALMENDRA, Camilo; MAGALHÃES, Regis; DE ALMEIDA, Carlos. Métodos Ágeis em um Núcleo de Práticas Acadêmico: Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 80-89. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10224.