Sistema de Apoio à Prática Assistida de Programação por Execução em Massa e Análise de Programas
Resumo
Assistir a prática de exercícios em um curso de programação, especialmente em turmas numerosas, demanda tempo e esforço de professores. Com o objetivo de auxiliar o professor na avaliação de exercícios de programação, desenvolvemos o PCodigo, um sistema integrado ao Moodle que oferece recursos para executar e analisar programas em Linguagem C. As contribuições do PCodigo para apoiar o trabalho docente e favorecer a aprendizagem de programação são as seguintes: executar programas em massa diariamente de forma flexível e oferecer recursos de análise de programas como o reconhecimento de classes de soluções, a identificação de soluções divergentes e a detecção de indícios de plágios.
Referências
De Oliveira, M. G., Marques Ciarelli, P., and Oliveira, E. (2013). Recommendation of programming activities by multi-label classification for a formative assessment of students. Expert Systems with Applications.
De Souza, D., Maldonado, J., and Barbosa, E. (2011). Progtest: An environment for the submission and evaluation of programming assignments based on testing activities. In Software Engineering Education and Training (CSEE T), 2011 24th IEEE-CS Conference on, pages 1 –10.
França, A., Soares, J., Gomes, D., and G.C.Barroso (2011). Um sistema orientado a serviços para suporte a atividades de laboratório em disciplinas de técnicas de programação com integração ao ambiente Moodle. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, 9(1).
Ihantola, P., Ahoniemi, T., Karavirta, V., and Seppälä, O. (2010). Review of recent systems for automatic assessment of programming assignments. In Proceedings of the 10th Koli Calling International Conference on Computing Education Research, Koli Calling ’10, pages 86–93, New York, NY, USA. ACM.
Moreira, M. P. and Favero, E. L. (2009). Um ambiente para ensino de programação com feedback automático de exercícios. In XVII Workshop Sobre Educação em Computação (WEI) - CSBC 2009.
Moussiades, L. and Vakali, A. (2005). Pdetect: A clustering approach for detecting plagiarism in source code datasets. The computer journal, 48(6):651–661.
Oliveira, M., Monroy, N., Zandonade, E., and Oliveira, E. (2014). Análise de componentes latentes da aprendizagem de programação para mapeamento e classificação de perfis. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2014), volume 25, pages 134–143.
Oliveira, M. and Oliveira, E. (2014). Metodologia de Diagnóstico e Regulação de Componentes de Habilidades da Aprendizagem de Programação. In XXII Workshop sobre Educação em Computação (WEI) - CSBC 2014, Brasília, DF. SBC.