O ensino de conceitos computacionais para alunos do ensino médio: relato de experiência de uma gincana e das estratégias utilizadas pelos alunos na resolução das atividades desplugadas

  • Alisson Barbosa UFPB
  • Augusto Pereira Neto UFPB
  • Rháleff de Oliveira UFPB
  • Tayná da Costa UFPB
  • Ana Liz de Araújo UFPB
  • Flávia Costa UFPB

Abstract


The educational concepts of computer science in basic education has aroused discussions on the implementing methods. The unplugged computing is a method that seeks to explore concepts of computing without the use of computers. There are many reports of positive experiences on the application of this method, however, there are few studies on its assessment that seek to identify the coping strategies that students use to solve the proposed activities. This paper presents an account of experience of planning, execution and identify the strategies developed by the students to solve the questions posed unplugged computing.

References

Barros, L., Ribeiro, S.P.S., Oeiras, J. (2009) Projeto de Extensão Universitária para apoio e realização da Olimpíada Brasileira de Informática em Escolas. In: XXIX Congresso da SBC - XVII WEI, Bento Gonçalves.

Bell, T., Witten, I, H. e Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto.

Figura 5 - Criação do algoritmo do miojo.

Costa, J.; Costa, A.; Peres, S. e Teixeira, G. (2011). “Desvendando a Ecologia Local: Atividades Interativas”. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.4, n.3.

FRANÇA, R. S.; SILVA, W. C.; AMARAL, H. J. C. Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades. Anais XX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2012, Curitiba.

HENRIQUE, Mychelline Souto et al. Proposta para Construção de Sequências Didáticas para aulas de Matemática com uma Atividade de Computação Desplugada. In: Nuevas Ideas en Informática Educativa. 2013.

Machado, E.; Ramos, Ramos, M. e Coppola, N. (2011). “O Uso do Computador e da Internet como Ferramentas Pedagógicas”. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos. Acesso em: 15/03/2013.

Nunes, Daltro José. (2011). Ciência da Computação na Educação Básica. Disponível em http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/ciencia-da-computacao-na-educacao-basica--3. Acesso em: 25 de abril de 2015.

Scaico, P.; Henrique, M.; Cunha, F. e Alencar, Y. (2012). Um Relato de Experiências de Estagiários da Licenciatura em Computação com o Ensino de Computação para Crianças. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 3.

Sousa, R. V.; Barreto, L. P.; Andrade, A.; Abdalla, D. (2010). “Ensinando e aprendendo conceitos sobre ciência da computação sem o uso do computador: Computação Unplugged!!!”. Práticas em Informática Na Educação: Minicursos do Congresso Brasileiro de Informática Na Educação, volume 1, número 1.

Tucker, A., Deek, F., Jones, J., McCowan. D., Stephenson, C., & Verno, A. ACM K–12 Task Force (2003). A Model Curriculum for K-12 Computer Science. Final Report of the ACM K-12 Task Force Curriculum Committee.

Wing, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Phil. Trans.

R. Soc. A, 366(1881):3717–3725.

Bezerra, Fábio. Bem mais que os Bits da Computação Desplugada. 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014). 20ª Workshop de Informática na Escola (WIE 2014).

Silva, Thiago Reis; Araújo, Glauber Galvão; Aranha, Eduardo Henrique da Silva. Oficinas Itinerantes de Scratch e Computação Desplugada para Professores como apoio ao Ensino de Computação – um Relato de Experiência. 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014). 20ª Workshop de Informática na Escola (WIE 2014).

Published
2015-07-20
BARBOSA, Alisson; PEREIRA NETO, Augusto; DE OLIVEIRA, Rháleff; DA COSTA, Tayná; DE ARAÚJO, Ana Liz; COSTA, Flávia. O ensino de conceitos computacionais para alunos do ensino médio: relato de experiência de uma gincana e das estratégias utilizadas pelos alunos na resolução das atividades desplugadas. In: WORKSHOP ON COMPUTING EDUCATION (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 120-129. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10228.