O ensino de conceitos computacionais para alunos do ensino médio: relato de experiência de uma gincana e das estratégias utilizadas pelos alunos na resolução das atividades desplugadas
Resumo
O ensino de conceitos da ciência da computação na educação básica tem despertado discussões sobre os métodos de aplicação. A computação desplugada é um método que busca explorar conceitos da computação sem o uso de computadores. São muitos os relatos de experiências positivas sobre a aplicação desse método, entretanto, são poucos os estudos sobre sua avaliação que buscam identificar as estratégias de resolução que os alunos utilizam para resolver as atividades propostas. Este trabalho apresenta um relato de experiência de planejamento, execução e identificação das estratégias desenvolvidas pelos alunos para resolver questões propostas da computação desplugada.
Referências
Bell, T., Witten, I, H. e Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto.
Figura 5 - Criação do algoritmo do miojo.
Costa, J.; Costa, A.; Peres, S. e Teixeira, G. (2011). “Desvendando a Ecologia Local: Atividades Interativas”. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.4, n.3.
FRANÇA, R. S.; SILVA, W. C.; AMARAL, H. J. C. Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades. Anais XX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2012, Curitiba.
HENRIQUE, Mychelline Souto et al. Proposta para Construção de Sequências Didáticas para aulas de Matemática com uma Atividade de Computação Desplugada. In: Nuevas Ideas en Informática Educativa. 2013.
Machado, E.; Ramos, Ramos, M. e Coppola, N. (2011). “O Uso do Computador e da Internet como Ferramentas Pedagógicas”. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos. Acesso em: 15/03/2013.
Nunes, Daltro José. (2011). Ciência da Computação na Educação Básica. Disponível em http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/ciencia-da-computacao-na-educacao-basica--3. Acesso em: 25 de abril de 2015.
Scaico, P.; Henrique, M.; Cunha, F. e Alencar, Y. (2012). Um Relato de Experiências de Estagiários da Licenciatura em Computação com o Ensino de Computação para Crianças. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 3.
Sousa, R. V.; Barreto, L. P.; Andrade, A.; Abdalla, D. (2010). “Ensinando e aprendendo conceitos sobre ciência da computação sem o uso do computador: Computação Unplugged!!!”. Práticas em Informática Na Educação: Minicursos do Congresso Brasileiro de Informática Na Educação, volume 1, número 1.
Tucker, A., Deek, F., Jones, J., McCowan. D., Stephenson, C., & Verno, A. ACM K–12 Task Force (2003). A Model Curriculum for K-12 Computer Science. Final Report of the ACM K-12 Task Force Curriculum Committee.
Wing, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Phil. Trans.
R. Soc. A, 366(1881):3717–3725.
Bezerra, Fábio. Bem mais que os Bits da Computação Desplugada. 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014). 20ª Workshop de Informática na Escola (WIE 2014).
Silva, Thiago Reis; Araújo, Glauber Galvão; Aranha, Eduardo Henrique da Silva. Oficinas Itinerantes de Scratch e Computação Desplugada para Professores como apoio ao Ensino de Computação – um Relato de Experiência. 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014). 20ª Workshop de Informática na Escola (WIE 2014).