O Ensino de Computação na Educação Básica apoiado por Problemas: Práticas de Licenciandos em Computação

  • Débora Araújo UPE
  • Ariane Rodrigues UPE
  • Cláudia Silva UPE
  • Leonardo Soares UPE

Resumo


Este artigo relata a experiência, com ênfase na prática docente, vivenciada pelos licenciandos em Computação da Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns, durante a disciplina de Prática IV. Um minicurso de lógica de programação foi planejado e executado conforme os princípios da metodologia PBL, do inglês, Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) com o objetivo de estimular o pensamento computacional em crianças do ensino fundamental. O minicurso fez uso de desafios da Computação Desplugada e na plataforma Scratch. Os desafios e lições aprendidas acerca da adoção de uma nova metodologia de ensino são relatados sob a ótica dos licenciandos.

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Publicado
20/07/2015
ARAÚJO, Débora; RODRIGUES, Ariane; SILVA, Cláudia; SOARES, Leonardo. O Ensino de Computação na Educação Básica apoiado por Problemas: Práticas de Licenciandos em Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 130-139. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10229.