A Importância do Fator Motivacional no Processo Ensino-Aprendizagem de Algoritmos e Lógica de Programação para Alunos Repetentes
Resumo
Uma parte considerável dos ingressantes em cursos superiores na área de Tecnologia da Informação enfrenta dificuldades nas disciplinas de programação dos primeiros semestres, sendo que alguns desses alunos acabam sendo reprovados. Se tais disciplinas não utilizam metodologias de ensino alternativas que estimulem e contribuam para a recuperação do aluno, a desmotivação pode ocasionar novas reprovações nos semestres seguintes e, por conseguinte, contribuir para o aumento da evasão. O presente trabalho apresenta resultados promissores de uma experiência prática de uso da plataforma Arduino e da programação visual em uma turma de alunos repetentes na disciplina de algoritmos e lógica de programação do primeiro semestre do curso de Sistemas de Informação da UFRN.
Referências
Banzi, M. (2011) Primeiros Passos com o Arduino, Novatec.
Campos, R. (2010) Metodologia ERM2C: Para melhoria do processo de ensinoaprendizagem de lógica de programação. In Anais do XVIII WEI. SBC.
Gomes, A., Henriques, J., Mendes, A. (2008) Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. In Educação, Formação & Tecnologias, v.1, n.1, p. 93-103. EDUCOM – APTE.
Markham, T., Larmer, J. e Ravitz, J. (2008) Aprendizagem baseada em projetos: Um guia para professores de ensino fundamental e médio, Artmed, 2a edição.
Peixoto, M., Scaico, P., Souza, F., Peixoto, H. (2013) Uso de Estratégias de Aprendizagem e Motivacionais pelos Alunos em Disciplinas de Programação: Um Estudo de Caso na Licenciatura em Computação. In: Anais do XXI WEI, p. 460-465. SBC.
Pereira Júnior, J., Rapkiewicz, C. (2004) O Processo de Ensino-Aprendizagem de Fundamentos de Programação: Uma visão crítica da pesquisa no Brasil. In Anais do I WEI. Sociedade Brasileira de Computação.
Santos, R., Costa, H. (2006) Análise de Metodologias e Ambientes de Ensino para Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação aos Iniciantes em Computação e Informática. INFOCOMP Journal of Computer Science. v. 5, p. 41-50.