Aluno Surdo na Ciência da Computação: Discutindo os Desafios da Inclusão

  • Clodis Boscarioli UNIOESTE
  • Guilherme Galante UNIOESTE
  • Marcio Oyamada UNIOESTE
  • Reginaldo Zara UNIOESTE
  • Rosangela Vilwock UNIOESTE

Resumo


Este trabalho relata desafios encontrados na inclusão de alunos surdos no ensino da Computação e resultam da observação da trajetória de um acadêmico matriculado no Curso de Ciência da Computação. Os desafios apresentados e as ações desencadeadas não têm por objetivo fundamentar uma teoria abrangente ou mesmo estatística, mas sim suscitar discussão reflexiva frente às suas especificidades. Dado o aumento do número de alunos com essa deficiência no ensino superior, é importante que esses desafios estejam claros para que as universidades possam se adequar a esta realidade.

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Publicado
20/07/2015
BOSCARIOLI, Clodis; GALANTE, Guilherme; OYAMADA, Marcio; ZARA, Reginaldo; VILWOCK, Rosangela. Aluno Surdo na Ciência da Computação: Discutindo os Desafios da Inclusão. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 178-187. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10234.