Mundo virtual Minecraft: uma Experiência no Ensino de Circuitos Digitais

  • Henry Cagnini PUCRS
  • Andrea Charão UFSM
  • Patrícia Barcelos UFSM
  • Bruno de Azevedo UFSM

Resumo


Mundos virtuais têm proporcionado novas experiências no processo de ensino-aprendizagem. Um exemplo de mundo virtual é o do jogo Minecraft, que oferece entretenimento a milhões de usuários e vem despertando o interesse de educadores. Neste trabalho, apresenta-se uma experiência de uso do Minecraft na disciplina de Circuitos Digitais, em uma instituição de ensino superior. Para isso, construiu-se um conjunto de desafios inseridos no mundo virtual, utilizando conceitos de portas lógicas e multiplexadores. Os desafios foram propostos a alunos calouros de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. A experiência permitiu levantar impressões, tanto positivas como negativas, sobre a aplicabilidade do Minecraft neste contexto.

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Publicado
20/07/2015
CAGNINI, Henry; CHARÃO, Andrea; BARCELOS, Patrícia; DE AZEVEDO, Bruno. Mundo virtual Minecraft: uma Experiência no Ensino de Circuitos Digitais. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 206-215. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10237.