Um Estudo sobre a Evasão no Curso de Licenciatura em Informática do IFRN – Campus Natal – Zona Norte
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a evasão no Curso de Licenciatura em Informática do IFRN – Campus Natal – Zona Norte. A partir da análise das características da evasão nos cursos de licenciatura oferecidos nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, um questionário foi elaborado e disponibilizado em um website desenvolvido exclusivamente para esta pesquisa, com o objetivo de conhecer o perfil dos alunos desistentes e as razões que os levaram a abandonar o curso. Os resultados confirmam o que outros estudos já apresentaram: a evasão está relacionada a uma grande variedade de fatores, como a escolha equivocada do curso e a dificuldade em conciliar trabalho e estudos, dentre outros.
Referências
Brasil. (1996). Ministério da Educação e do Desporto – Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília: MEC/SESU.
Bueno, J. L. O. (1993). A Evasão de Alunos. Paidéia, FFCLRP – USP, Ribeirão Preto, n. 5. p. 9-16. In: BRASIL. (1996). Ministério da Educação e do Desporto – Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília: MEC/SESU.
Gerhardt, T. E. e Silveira, D. T. (Orgs.). (2009). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS: 1ª edição.
Gomes, A. A. (2000). Considerações sobre Evasão Escolar no Ensino Superior. Nuances – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Departamento de Educação, UNESP – Presidente Prudente, São Paulo, v. 6, p. 90-106.
IFRN: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2012). Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Informática. Disponível em http://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-degraduacao/ licenciatura/licenciatura-plena-em-informatica/view. Acesso em 21 de março de 2014.
Lobo, M. B. C. M. (2012). Panorama da Evasão no Ensino Superior Brasileiro: Aspectos Gerais das Causas e Soluções. ABMES Cadernos. n. 25. p. 1-23.
Machado, M. R. L. e Moreira, P. R. (2010). Educação profissional no Brasil, evasão escolar e transição para mundo do trabalho. In: Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SENEPT). Anais do Seminário. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Belo Horizonte/MG.
Medeiros, L. M. (2002). Evasão escolar: exclusão ou opção? Rio de Janeiro/RJ, fevereiro. p. 31. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Supervisão Escolar) – Universidade Cândido Mendes.
Oliveira, J. F., Catani, A. M., Hey, A. P. e Azevedo, M. L. N. (2014). Democratização do Acesso e Inclusão na Educação Superior No Brasil. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/?publication=democratizacao-do-acesso-e-inclusao-naeducacao- superior-no-brasil. Acesso em: 13 de junho de 2014.
Prietch, S. S. e Pazeto, T. A. (2009). Análise, Sugestões e Perspectivas de um Curso de Licenciatura em Informática. In: XVII Workshop sobre Educação em Computação. Anais do XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Bento Gonçalves: Editora da SBC, v. 1. p. 557-566.
Ristoff, D. (1995). Evasão: Exclusão ou Mobilidade. Santa Catarina, UFSC. In: BRASIL. (1996). Ministério da Educação e do Desporto – Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília: MEC/SESU.
Rocha, M. G. B., Nicoletti, M. C. e Hipólito, O. (2013). Alguns aspectos da formação Graduada em Computação no Brasil. InterSciencePlace – Revista Científica Internacional, v. 1, n. 26, p. 147-169.
Silva, J. A. e Bezerra Junior, E. V. (2014). A Intenção de Evasão Escolar: Discussões e Reflexões no Curso de Licenciatura em Computação do IFTO Campus Porto Nacional. In: 5ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão (JICE) do Instituto Federal do Tocantins. Anais da 5ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão (JICE) do Instituto Federal do Tocantins. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/jice/5jice/schedConf/presentations. Acesso em: Abril de 2014.
Silva Filho, R. L. L., Motejunas, P. R., Hipólito, O. e Lobo, M. B. C. M. (2007). A Evasão no Ensino Superior Brasileiro. Cadernos de Pesquisa – Fundação Carlos Chagas, v. 37, n. 132, p. 641-659.
Souza, O. S. (2014). Um Estudo sobre a Evasão do Curso de Licenciatura em Informática do IFRN / Campus Natal - Zona Norte. Natal/RN, p. 115. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.