Ensino da Robótica Livre como Instrumento de Aprendizado Interdisciplinar na Rede Pública de Educação Profissional e Tecnológica

  • Josualdo Dias UFBA
  • Débora Abdalla UFBA
  • Hugo Saba UNEB

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência no uso e ensino da Robótica como meio de incentivo educacional para estudantes da rede pública de educação profissional e tecnológica no município de Alagoinhas estado da Bahia. Nesse projeto, a Robótica Educacional Livre é aplicada no ambiente escolar em um contexto interdisciplinar, buscando desenvolver competências e habilidades nos estudantes, de forma a facilitar o aprendizado e a associação desse conhecimento com suas experiências extrapolando o ambiente da escola. Espera-se, também, poder proporcionar uma reflexão crítica e construtiva do conhecimento, direcionando novos ramos de pesquisa com robótica livre, colaborando com o desenvolvimento científico do país e com a popularização da ciência em âmbito nacional.

Referências

Almeida, M. E. B. (2005). “Tecnologia, currículo e projetos: Prática e formação de professores na integração de mídias. Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias”. In. Almeida, M. E. B.; Moran, J. M. Integração das Tecnologias na Educação: Salto para o futuro. Brasília, p. 38-45.

Assmann, H.(1998). “Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente”. Petrópolis, RJ: Vozes.

Barrientos, A.(2007). “Fundamentos de Robótica.” 2º Ed. McGraw-Hill. Madrid. Boud, D.; Feletti, G.(1999).“The challenge of problem-based learning.” 2º Ed. Kogan Page. Londres.

César, D. R.;Bonilla, M. H. S.(2007). “Robótica Livre: Implementação de um Ambiente Dinâmico de Robótica Pedagógica com Soluções Tecnológicas Livres no Cet CEFET em Itabirito - Minas Gerais – Brasil.” Workshop Sobre Informática na Escola (WIE), 13., 2007, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro.

Chella, M. T. (2002) “Ambiente de robótica educacional com Logo”. Campinas: Unicamp, Disponível em: https://sites.google.com/site/marcotuliochella/artigo_sbc2002_wie_final.pdf. Acesso em 02. fev.2014.

Fazenda, I. C. A.(2008). “Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa.” Papiros, 15ª Ed., Campinas - SP.

Ferro, A. M. de. (2004). “O método Expositivo”. 6ª ed. IEPF - Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Filho, D. A. M. ; Gonçalves, P. C. (2008). “Robótica Educacional de Baixo Custo: Uma Realidade para as Escolas Brasileiras”. Workshop Sobre Informática na Escola (WIE) 2008, Rio de Janeiro. Anais ... Rio de Janeiro.

Gadotti, M. et al. (2000) “Perspectivas Atuais da Educação”. Porto Alegre: Atmed. Japiassu, H. (1976).“Interdisciplinaridade e Patologia do Saber”. Ed. Imago Ltda, Rio de Janeiro – RJ.

Lévy, P. (1994). “As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática”. Rio de Janeiro: Editora 34.

Martins, Agenor.(2006) “O que é Robótica”. São Paulo, Editora Brasiliense.

Oliveira, A. M., Ludwig, L.,Finco. M. D. (2011) “Proposta Pedagógica do Uso das TICS como Recurso Interdisciplinar”. Workshop Sobre Informática na Escola (WIE), 2011, Aracaju-SE. Anais ... Aracaju.

Olimpíada Brasileira de Robótica (2014). “Manual de Estudos – Modalidade Teórica”, Versão 1.0.

Papert, S. (1994). “A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática”. Porto Alegre, RS.: Artes Médicas.

Vieira, A., Passos, O., Barreto, R. (2013). “Um Relato de Experiência do Uso da Técnica Computação Desplugada”. XXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI), Maceió - AL.

Publicado
20/07/2015
DIAS, Josualdo; ABDALLA, Débora; SABA, Hugo. Ensino da Robótica Livre como Instrumento de Aprendizado Interdisciplinar na Rede Pública de Educação Profissional e Tecnológica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 236-245. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10240.