Clube de Computação para Alunos de Ensino Médio: um Relato de Experiência

  • Andrea Charão UFSM
  • Patrícia Barcelos UFSM
  • Bruno de Azevedo UFSM
  • João Lima UFSM

Resumo


Clubes de Programação ou Computação têm se proliferado com o objetivo de levar fundamentos da Ciência da Computação a crianc¸as e jovens, de maneira lúdica e informal. Neste artigo, apresenta-se uma iniciativa prática de criação e implantação de um Clube voltado para alunos de ensino médio, no município de Santa Maria, RS, sob a tutoria de alunos e professores de graduação da Universidade Federal de Santa Maria. A experiência revelou grande potencial de identificação de talentos para a área, além de servir de motivação para graduandos. As lições aprendidas apontam também alguns desafios a serem enfrentados para aumentar a eficácia da iniciativa.

Referências

Aparício, M. M. M. (2010). O papel dos Clubes de Ciência na aprendizagem de Física e Química. Master’s thesis, Universidade Portucalense Infante D. Henrique.

Barr, V. e Stephenson, C. (2011). Bringing computational thinking to K-12: What is involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, 2(1):48–54.

BRASSCOM (2012). O Mercado de Profissionais de TI no Brasil. Technical report, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Casey, H. K. (2008). Engaging the disengaged: Using learning clubs to motivate struggling adolescent readers and writers. Journal of Adolescent & Adult Literacy, 52(4):284–294.

Cedro, W. L. (2004). O espac¸o de aprendizagem e atividade de ensino: o clube de matem ática. Master’s thesis, Universidade de S˜ao Paulo.

da Silva Rodrigues, R. et al. (2013). Ensino de Algoritmos e Linguagem de Programação no Nível Médio: Um Relato de Experiência. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação, pages 502 – 507.

de Almeida Machado, E. Z. et al. (2010). Uma Experiência em Escolas de Ensino Médio e Fundamental para a Descoberta de Jovens Talentos em Computação. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação, pages 799 – 807.

Eshach, H. (2007). Bridging in school and out-of-school learning: formal, non-formal, and informal education. Journal of Science Education and Technology, 16(2):171–190.

Ghanem, E. e Trilla, J. (2008). Educação formal e n˜ao-formal: pontos e contrapontos. S˜ao Paulo: Summus.

Gottfried, M. A. e Williams, D. (2013). STEM club participation and STEM schooling outcomes. Education Policy Analysis Archives, 21(79).

Hamadache, A. (1991). Non-formal education: A definition of the concept and some examples. Prospects, 21(1).

Lacey, T. A. e Wright, B. (2009). Occupational employment projections to 2018. Monthly Labor Review, 132(11):82 – 123.

Maloney, J., Resnick, M., Rusk, N., Silverman, B., e Eastmond, E. (2010). The Scratch programming language and environment. Trans. Comput. Educ., 10(4):16:1–16:15.

Rursch, J., Luse, A., e Jacobson, D. (2010). It-adventures: A program to spark it interest in high school students using inquiry-based learning with cyber defense, game design, and robotics. IEEE Transactions on Education, 53(1):71–79.

Sahin, A. (2013). STEM clubs and science fair competitions: Effects on post-secondary matriculation. Journal of STEM Education: Innovations and Research, 14(1):5–11.

Scaico, P. D. et al. (2012). Implementação de um Jogo Sério para o Ensino de Programação para Alunos do Ensino Médio Baseado em m-learning. In Anais do Workshop sobre Educação em Computação.

Smith, N., Sutcliffe, C., e Sandvik, L. (2014). Code Club: Bringing Programming to UK Primary Schools Through Scratch. In Proceedings of the 45th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’14, pages 517–522, New York, NY, USA. ACM.

Utting, I., Cooper, S., Kölling, M., Maloney, J., e Resnick, M. (2010). Alice, Greenfoot, and Scratch – A Discussion. Trans. Comput. Educ., 10(4):17:1–17:11.

Wilson, C. et al. (2010). Running On Empty: The Failure to Teach K–12 Computer Science in the Digital Age. Technical report, The Computer Science Teachers Association, The Association for Computing Machinery.

Publicado
20/07/2015
Como Citar

Selecione um Formato
CHARÃO, Andrea; BARCELOS, Patrícia; DE AZEVEDO, Bruno; LIMA, João. Clube de Computação para Alunos de Ensino Médio: um Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 246-255. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10241.