GSPROJECTS - Ambiente para Simulação da Gestão de Projetos de Software

  • Danilo Leite UFPB
  • Samyr Delfino UFPB
  • Cláudia Mélo UFPB
  • Álvaro Medeiros UFPB
  • Hálamo de Andrade UFPB

Resumo


A utilização de jogos para educação e treinamento tem um alto poder de atração se comparado a outras formas de aprendizado. Jogos caracterizados por esta finalidade são classificados como jogos sérios, pois associam conteúdos específicos a aspectos lúdicos, proporcionando um engajamento e resultados significantes quando bem modelados. Este artigo traz a proposta do GSPROJECTS, um jogo sério voltado para a gestão de projetos sustentável utilizando cenários reais, no qual alunos da área de Tecnologia da Informação são provocados a utilizar os seus conhecimentos na condução e resolução de problemas dentro de um projeto. O GSPROJECTS estimula as funções cognitivas, associadas à percepção e à aprendizagem, permitindo ao professor editar os desafios por meio do módulo questionário, possibilitando que o jogo se adapte aos diferentes currículos dos cursos de graduação na área de Computação e Informática.

Palavras-chave: Gerenciamento de projetos, Simulação, Ensino, jogos sérios

Referências

Battistela, Paulo E, Wangenheim, Christiane G. Von, Fernandes, João M (2014): Como jogos educacionais são desenvolvidos? Uma revisão sistemática da literatura, WEI - CSBC 2014 - http://hdl.handle.net/1822/33145.

Bittencourt, J.R., Giraffa, L.M.M. (2003) “Modelando Ambientes de Aprendizagem Virtuais utilizando Role-Playing Games”. XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - NCE - IM/UFRJ.

Carbone, T. A., Gholston, S. (2004) Project Manager Skill Development. “A Survey of Programs and Practitioners. Engineering Management” Journal Vol. 16 No. 3 September.

Chagas, J. F. S., Neto, F. M. M., Brasil, I. S., Monteiro, R., Bonates, M. F. (2012) “Um Jogo Para Treinamento De Operadores De Sondas De Perfuração Terrestre”. HOLOS, Ano 28, Vol 1. ISSN 1807 – 1600.

Dantas, A.A., Barros, M.O., Werner, C.M.L. (2004) “ Treinamento Experimental com Jogos de Simulação para Gerentes de Projeto de Software.” Laboratório de Engenharia de Software. Programa de Engenharia de Sistemas e Computação. COPPE/UFRJ.

Greitzer, F.L., Kuchar, O.A., Huston, K. (2007) “Cognitive science implications for enhancing training effectiveness in a serious gaming context.” ACM Journal of Educational Resources in Computing, 7, 3, Article 2.

Hakulinen, L. (2011) “Using serious games in computer science education”. In Proceedings of the 11th Koli Calling International Conference on Computing Education Research (Koli Calling '11). ACM, New York, NY, USA, 83-88. DOI=10.1145/2094131.2094147 http://doi.acm.org/10.1145/2094131.2094147

Johnsen, K., Raij, A., Stevens, A., Lind, D. S., Lok,B. (2007) “The validity of a virtual human experience for interpersonal skills education”. In Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing systems (CHI '07). ACM, New York, NY, USA, 1049-1058. DOI=10.1145/1240624.1240784 http://doi.acm.org/10.1145/1240624.1240784.

Linehan, C., Lawson, S., Doughty, M., Kirman, B. (2009). “Developing a serious games to evaluate and train group decision making skills”. In Proceedings of the 13th International MindTrek Conference: Everyday Life in the Ubiquitous Era (MindTrek '09). ACM, New York, NY, USA, 106-113. DOI=10.1145/1621841.1621861 http://doi.acm.org/10.1145/1621841.1621861.

Machado, L. S., Moraes, R. M. (2009) “Qualitative and Quantitative Assessment for a VR-Based Simulator”. Studies Health Technol Informatics;142:168-73.

Machado, L. S., Moraes, R. M., Nunes, F. L. S., Costa, R. M. E. M. (2011) “Jogos sérios Baseados em Realidade Virtual para Educação Médica”. Revista Brasileira De Educação Médica: 254 – 262 ;

Michael, D. R., Chen, S. L. (2005).” Serious games: Games that Educate, Train, and Inform”. Muska & Lipman/Premier-Trade.

Morsi, R., Jackson, E. (2007) “Playing and learning? educational gaming for engineering education” . In Frontiers In Education Conference - Global Engineering: Knowledge Without Borders, Opportunities Without Passports, 2007. FIE ’07. 37th Annual, pages F2H–1–F2H–6.

Navarro, E.,Baker, A., Hoek. (2004) SIMSE: An interactive simulation game for softtware engineering education . Information and Computer Science University of California.

Paludo L., Raabe A. (2010) “Análise de Jogos Educativos de Computador para Gerência de Projetos de Software”. XXX Congresso da SBC. Belo Horizonte.

PMI (2014) “Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®)”. 5ª Ed. Project Management Institute.

Schoeffel, Pablo, (2014) PizzaMia: Dinâmica Vivencial para Apoio ao Ensino de Gerenciamento de Projetos Baseado no PMBOK, WEI - CSBC 2014 - Universidade de Brasília.

Vorderer, P., Hartmann, T., Klimmt, C. (2003) “Explaining the enjoyment of playing video games: the role of competition,” in Proceedings of the second international conference on Entertainment computing, 1-9, Pittsburgh, PA, USA: Carnegie Mellon University.

Publicado
20/07/2015
LEITE, Danilo; DELFINO, Samyr; MÉLO, Cláudia; MEDEIROS, Álvaro; DE ANDRADE, Hálamo. GSPROJECTS - Ambiente para Simulação da Gestão de Projetos de Software. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 256-265. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10242.