RPG4Sorting - Um Jogo Educacional para Auxílio ao Ensino de Métodos de Ordenação

  • Isabella Nunes UFG
  • Paulo Parreira Júnior UFG

Resumo


Este artigo apresenta um jogo educacional, denominado RPG4Sorting, cujo intuito é aprimorar a interação entre alunos e professores durante o processo de ensinoaprendizagem de métodos de ordenação. O grande diferencial deste jogo em relação aos demais existentes na literatura é o fato de ele ser um jogo de tabuleiro no estilo RPG (Role- Playing Game). A principal vantagem de um jogo de tabuleiro neste estilo é que ele permite a interação em tempo real entre os seus jogadores, o que consiste em um elemento importante para um jogo educacional. Em uma avaliação realizada com alunos de graduação em Ciência da Computação, o RPG4Sorting foi bem avaliado em atributos relacionados à interação social e experiência do usuário, porém, apresentou fragilidades em termos de divertimento e satisfação dos usuários.

Referências

Annetta, L. A. (2010) “The “I's' Have It: A Framework for Serious Educational Game Design”, In: Review of General Psychology, vol. 14, no. 2, p. 105-112.

Baker, R. S., Boilen, M., Goodrich, M. T., Tamassia, R. and Stibel, B. A. (1999) “Testers and Visualizers for Teaching Data Structures”, In: SIGCSE '99 The proceedings of the thirtieth SIGCSE technical symposium on Computer science education, p. 261-265.

Barbosa, W. A. and Parreira Júnior, P. A. (2013) “Um Mapeamento Sistemático sobre Ferramentas de Apoio ao Ensino de Algoritmo e Estruturas de Dados”, In: SBIE 2013.

Battistella, P. E., Von Wangenheim, A. and Von Wangenheim, C. G. (2012) “SORTIA - Um Jogo para Ensino de Algoritmo de Ordenação: Estudo de caso na Disciplina de Estrutura de Dados”, In: SBIE 2012.

Benitti, F. B. V. and Molléri, J. S. (2008) “Utilização de um RPG no Ensino de Gerenciamento e Processo de Desenvolvimento de Software”, In: Anais do XXVIII Congresso da SBC (WEI’2008).

Bezakova, I., Heliotis, J. E. and Strout, S. P. (2013) “Board game strategies in introductory computer science”, In: SIGCSE '13 Proceeding of the 44th ACM technical symposium on Computer science education, p. 17-22.

Boticki, I., Barisic, A., Martin, S. and Drljevic, N. (2013) “Teaching and learning computer science sorting algorithms with mobile devices: A case study, vol. 21, p. E41-E50.

Colaso, V., Kamal, A., Saraiya, P., North, C., McCrickard, S. and Shaffer, C. A., (2002) “Learning and Retention in Data Structures: A Comparison of Visualization, Text, and Combined Methods”, In: World Conference on Educational Multimedia/Hypermedia and Educational Telecommunications (ED-MEDIA 2002).

Gibson, D., Aldrich, C. and Prensky, M. (2006) “Games and Simulations in Online Learning: Research and Development Frameworks”, IGI Global, 1th edition.

Hakulinen, L. (2011) “Card Games for Teaching Data Structures and Algorithms”. In: Koli Calling '11 Proceedings of the 11th Koli Calling International Conference on Computing Education Research, p. 120-121.

Hitchens, M., and Drachen, A. (2008) “The Many Faces of Role-Playing Games”. In: International Journal of Role-Playing, p. 3-21.

Júnior, J. C. R. P., Rapkiewicz, C. E., Delgado, C. and Xexeo. J. A. M. (2005) “Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Nível Médio”, In: XIII Workshop de Educação em Computação (WEI’2005).

Savi, R., Von Wangenheim, C. G., Ulbricht, V., and Vanzin, T. (2010) “Proposta de um Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais”. In: RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, vol. 8, no. 3.

Silva, I. K. O. and Morais II, M. J. O. (2011) “Desenvolvimento de Jogos Educacionais no Apoio do Processo de Ensino-Aprendizagem no Ensino Fundamental”. In: HOLOS, vol. 5, p. 153-164.

Tarouco, L. M. R., Roland, L. C., Fabre, M. J. M. and Konrath, M. L. P. (2004) “Jogos educacionais”. In: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo3/af/30-jogoseducacionais.pdf

Wiedenbeck, S., LaBelle, D. and Kain, V. N. R. (2014) “Factors Affecting Course Outcomes in Introductory Programming”, In: 16 th Workshop of the Psychology of Programming Interest Group, p. 97-110.

Publicado
20/07/2015
NUNES, Isabella; PARREIRA JÚNIOR, Paulo. RPG4Sorting - Um Jogo Educacional para Auxílio ao Ensino de Métodos de Ordenação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 266-275. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10243.