Oficinas de Programação com Ambientes Lúdicos para Meninas do Ensino Fundamental
Resumo
O baixo interesse e o pouco engajamento feminino na área de tecnologia de informação (TI) têm levado a vários estudos e iniciativas para compreender as razões deste contexto e propor mudanc¸as em direção a um melhor equilíbrio de gênero na área. Uma das alternativas propostas consiste em apresentar a área de TI durante a infância e adolescência de meninas, reduzindo preconceitos e combatendo estereótipos negativos. Neste trabalho, realizamos oficinas de programação de computadores com meninas em uma escola do ensino fundamental utilizando o ambiente lúdico de programação Scratch. Para analisar os resultados, produzimos diários de bordo relatando as impressões das tutoras em cada dia da oficina. As principais lições aprendidas foram: os desafios propostos estimulam a criatividade e instigam o espírito investigativo das estudantes; o uso de jogos e o ambiente Scratch atraem a atenção e o interesse das meninas; identificamos alguns jogos e atividades adequados aos gostos das alunas. Apesar de algumas dificuldades relacionadas a raciocínio lógico e trabalho em grupo, conseguimos chegar a um formato de oficina razoavelmente estimulante e atraente para meninas estudantes do ensino fundamental.
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