Relato de Experiência de Ensino de Computação no Ensino Fundamental em Estágio Supervisionado da Universidade de Pernambuco no Campus Garanhuns

  • Sônia da Silva UPE
  • Aline Barbosa UPE/UFPE
  • Anderson de Souza UPE/UFPE
  • Eraylson da Silva UPE/UFPE
  • Millena de Oliveira UPE/UFPE
  • Sebastião da Silva Neto UPE/UFAL
  • Wilk dos Santos UPE/UFAL

Resumo


O presente estudo visa refletir sobre a inserção do ensino de Computação na educação básica, bem como relatar uma experiência de um grupo de estagiários de Licenciatura em Computação na docência, em três escolas de uma cidade do agreste pernambucano. Para tal experiência defendeu-se a concepção legal de estágio supervisionado e a inclusão de Computação na educação básica, como campo de interesse de jovens na contemporaneidade. As propostas têm como fonte o K12, numa visão investigativa para lançar propostas ao currículo. Constatou-se o despreparo organizacional e pedagógico das escolas para a inserção da Ciência da Computação em Educação, por desconhecerem o seu potencial para o desenvolvimento dos educandos. A experiência profissional ampliou a visão dos estudantes sobre a docência em sua reflexão sobre a prática, o cotidiano escolar, o currículo e as políticas educacionais que regulam o ensino-aprendizagem na escola.

Referências

Andrade, D., Carvalho, T., Silveira, J., Cavalheiro, S., Foss, L., Fleischmann, A. M., & Reiser, R. (2013) “Proposta de Atividades para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental”. In Anais do Workshop de Informática na Escola. Maceió – AL.

Bell,T.,Witten,I.H. e Fellows,M. (2011) “Computer Science Unplugged. Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador”. Tradução por: Luciano Porto Barreto. Disponível em: http://csunplugged.org/books. Acesso: Março de 2014.

Bezerra, L. N. M., & Silveira, I. F. (2011) “Licenciatura em Computação no Estado de São Paulo: uma Análise Contextualizada e um Estudo de Caso”. In Anais Workshop de Informática na Escola. Natal - RN.

Constituição da República Federativa do Brasil (1988) Disponível em http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/con1988_05.10.1988/con1988.pdf. Acesso em: 23 Jun. 2014.

de França, R. S., dos Santos Ferreira, V. A., de Almeida, L. C. F., & do Amaral, H. J. C. (2014) “A disseminação do pensamento computacional na educação básica: lições aprendidas com experiências de licenciandos em computação”. In: Anais do Workshop de Informática na Escola, Brasília – DF.

de Oliveira, M. L. S., de Souza, A. A., Barbosa, A. F., Barreiros, E. F. S. (2014) “Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência”. In: In: Anais do Workshop de Informática na Escola, Brasília – DF.

Dias, K. L., & Serrão, M. D. L. (2014) “A Linguagem Scratch no Ensino de Programação: Um Relato de Experiência com Alunos Iniciantes do Curso de Licenciatura em Computação”. In: Anais do Workshop de Informática na Escola, Brasília – DF.

Implicações da Lei 12.014/2009 (2009). Disponível em http://al.go.leg.br/arquivos/asstematico/estudos0025_parecer_lei_12014_09.pdf. Acesso em: 23 Jun. 2014. Junior. J. C. R. P et al. (2005) “Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Nível Médio”. In: Anais do Workshop de Informática na Escola, São Leopoldo – RS.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (1996). Disponível em http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/ldb.pdf, 2011. Acesso em: 15 Mar. 2014.

Núcleo de Educação a Distância – NEAD (2014). Disponível em http://www.ead.upe.br/nead2008/. Acesso em: 25 Março. 2014.

Papert, S. (1980). Logo: computadores e educação.

Presidência da República. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos (2008). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11301.htm. Acesso em: 23 Jun. 2014.

Presidência da República. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos (2014). Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11301.htm. Acesso em: 04 Jul. 2014.

Scaico, P. D.et al. (2012) “Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio”. In: Anais do Workshop de Informática na Escola, Curitiba - PR.

Scaico, P. D., Henrique, M. S., Cunha, F. O. M., & de Alencar, Y. M. (2012) “Um Relato de Experiências de Estagiários da Licenciatura em Computação com o Ensino de Computação para Crianças”. RENOTE, 10(3).

Scaico, P. D., Corlett, E. F., Paiva, L. F., Raposo, E. H. S., & Alencar, Y. (2012) “Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio”. In Anais do Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação (2014). Disponível em: www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=215&Itemid=82. Acesso em: 23 Mar. 2014

Tuker, A (2006). A Model Curriculum for K–12 Computer Science. Final Report of the ACM K–12 Task Force Curriculum Committee.

Universidade de Pernambuco – UPE (2013). Disponível em www.upe.br/portal/. Acesso em: 02 Fev. 2014.

Publicado
20/07/2015
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Sônia; BARBOSA, Aline; DE SOUZA, Anderson; DA SILVA, Eraylson; DE OLIVEIRA, Millena; DA SILVA NETO, Sebastião; DOS SANTOS, Wilk. Relato de Experiência de Ensino de Computação no Ensino Fundamental em Estágio Supervisionado da Universidade de Pernambuco no Campus Garanhuns. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 296-305. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10246.