Uma Abordagem Gamificada para o Ensino de Programação Orientada a Objetos

  • Karen Figueiredo UFMT
  • Jivago Ribeiro UFMT
  • Raphael Souza UFMT
  • Vinicius Angelo UFMT

Resumo


A aplicação de elementos de design de jogos em contextos não relacionados a jogos é uma prática atual que está sendo explorada na área de computação, nos cenários da indústria e da educação. A gamificação no ensino de conteúdos e disciplinas de programação pode ser vista como uma estratégia contemporânea relevante e poderosa para atrair a atenção dos alunos. Este trabalho propõe uma abordagem gamificada para o ensino de programação orientada a objetos com o objetivo de engajar e motivar os alunos, apresentando o design de um jogo e a experiência da sua aplicação na disciplina Algoritmos III.

Referências

Andrade, J. and Canese, M. (2013) “Elementar: Aplicando Gamificação ao Processo de Ensino-Aprendizagem da Lógica Formal”, Conferencias LACLO, v. 4, n. 1.

Beck, K. and Cunningham, W. (1989) “A laboratory for teaching object oriented thinking”, In: ACM Sigplan Notices, ACM, 1989. p. 1-6.

Bitencourt, R. (2014) “Experiência de gamificação do ensino na Licenciatura em Computação no Sertão Pernambucano”, In: XIII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames 2014).

Borges, S., et al. (2013) “Gamificação Aplicada à Educação: Um Mapeamento Sistemático”, In: XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013).

Cooper, S. et al. (2003) “Teaching objects-first in introductory computer science”, ACM SIGCSE Bulletin, v. 35, n. 1, p. 191-195.

Deterding, S., et al. (2011) “From game design elements to gamefulness: defining gamification”, In: Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference: Envisioning Future Media Environments, ACM, p.9-15.

Hafeez-Baig, A. et al (2012) “Feeding back and enhancing authentic learning in quality course assessment design: locating information systems education in rigorous educational research”, In: Proceedings of the 23rd Australasian Conference on Information Systems 2012, ACIS.

Jucá, P. et al. (2014) “Aplicação da Gamificação na Disciplina de Empreendedorismo”, In: XXII Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2014).

Kapp, K. (2012) “The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education”, John Wiley & Sons.

Kölling, M. (1999) “The problem of teaching object-oriented programming”, Journal of Object Oriented Programming, v. 11, n. 8, p. 8-15.

Kumar, B. and Khurana, P. (2012) “Gamification in education-learn computer programming with fun”, International Journal of Computers and Distributed Systems, v. 2, n. 1, p. 46-53.

Lee, J. and Hammer, J. (2011) “Gamification in education: What, how, why bother?”, Academic Exchange Quarterly, v. 15, n. 2, p. 146.

Werbach, K. and Hunter, D. (2012) “For the win: How game thinking can revolutionize your business”, Wharton Digital Press.

Publicado
20/07/2015
Como Citar

Selecione um Formato
FIGUEIREDO, Karen; RIBEIRO, Jivago; SOUZA, Raphael; ANGELO, Vinicius. Uma Abordagem Gamificada para o Ensino de Programação Orientada a Objetos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 316-325. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10248.